Prefeitura lança projeto para ampliar o combate às IST´s
Iniciativa tem como objetivo ampliar as ações de prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Município oferecendo atendimento em contraturno para a população
Publicado: 06/02/2023, 17:29
A Prefeitura de Ponta Grossa inicia, neste mês de fevereiro, as atividades do projeto 'Sextou com um date? Sabadou com um crush!'.
Promovida pela Fundação Municipal de Saúde, a iniciativa tem como objetivo ampliar as ações de prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Município oferecendo atendimento em contraturno para a população - das 19h às 22h - às sextas-feiras e/ou sábados.
“A ampliação desse serviço é muito importante para que continuemos avançando na área da saúde do nosso Município, que conta com equipes altamente especializadas e que são referência no combate às IST´s. Um exemplo disso é a recente certificação do Ministério da Saúde concedida ao Município por termos erradicado a transmissão do vírus HIV de mães para filhos, uma grande conquista para a cidade e um imenso incentivo para trabalharmos ainda mais na prevenção e combate dessas doenças”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, o projeto será coordenado por equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), departamentos da FMS que já são responsáveis pelas ações que envolvem IST´s no Município.
“Nossa intenção é oferecer a possibilidade de atendimento para pessoas que por algum motivo não podem frequentar o CTA/SAE durante o horário normal de funcionamento, oferecendo suporte e acompanhamento em contraturno e facilitando acesso aos serviços disponibilizados pelo Município”, explica.
Segundo o coordenador do CTA/SAE, Jean Zuber, as ações serão desenvolvidas quinzenalmente. A primeira delas já está programada para o dia 17/02.
“Nesta primeira atividade, nossas equipes irão realizar testes rápidos e a distribuição de preservativos e de materiais informativos sobre IST´s e Profilaxia Pós Exposição ao HIV, conhecida como PEP”, declara.
Diagnósticos de HIV são maiores entre jovens em Ponta GrossaDe acordo com a Fundação Municipal de Saúde, os casos positivos de HIV no Município registrados em 2022 envolvem principalmente jovens com idades entre 20 e 29 anos. Das 74 infecções confirmadas no ano passado, 35 são de pessoas nesta faixa etária, a maioria (51) do gênero masculino.
“O reforço das ações de conscientização é essencial para a diminuição destes casos. Neste sentido, este projeto é muito importante para a difusão de informações que envolvem a prevenção e o acompanhamento destas doenças, incluindo a divulgação dos protocolos de Profilaxia Pré e Pós Exposição, que tem sido uma ferramenta muito importante no combate ao HIV”, conta Jean Zuber.
Diferenças entre Profilaxia Pré (PrEP) e Pós Exposição (PEP)
Profilaxia Pré-Exposição – PrEP
É um tratamento contínuo para prevenção do HIV destinado às pessoas com maior risco de exposição sexual sem o uso do preservativo, por exemplo, casais onde apenas um dos parceiros convive com o HIV, profissionais do sexo ou usuários de drogas injetáveis, entre outros .
Profilaxia Pós-Exposição - PEP
Neste protocolo, os medicamentos são administrados após o paciente ter sido potencialmente exposto ao vírus HIV, como, por exemplo, em casos de estupro, rompimento ou não utilização da camisinha durante relação com alguém que convive com o HIV, usuários de drogas que compartilharam agulhas ou profissionais de saúde que se acidentaram com agulhas ou material biológico potencialmente contaminado.
No caso da PEP, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível com limite de 72 horas, sendo necessária a sua continuidade por 28 dias e acompanhamento do paciente por uma equipe de saúde por 90 dias.
Ambos os tratamentos são disponibilizados pelo Município no CTA/SAE e nas UPAS.
Com informações da Assessoria de Imprensa.