Aliel e Sandro Alex iniciam novos mandatos na Câmara | aRede
PUBLICIDADE

Aliel e Sandro Alex iniciam novos mandatos na Câmara

Os trabalhos legislativos começam nesta quarta-feira (1), com a cerimônia de posse e eleição da Mesa Diretora

Aliel Machado e Sandro Alex tomam posse hoje em Brasília
Aliel Machado e Sandro Alex tomam posse hoje em Brasília -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os deputados federais ponta-grossenses Aliel Machado (PV) e Sandro Alex (PSD) tomam posse hoje (1) no Congresso Nacional após terem sido reeleitos em outubro do ano passado. Aliel caminha para o terceiro mandato em Brasília, enquanto Alex retorna ao cargo após ter se licenciado na última legislatura para assumir a secretaria de Infraestrutura do Estado.

Durante a campanha, apesar da diferença ideológica e política entre os deputados, ambos reforçaram o compromisso com Ponta Grossa e com a região dos Campos Gerais. Para a cerimônia de posse, um esquema de segurança foi montado e revisado e conta, inclusive, com grades instaladas na frente do Congresso, na Esplanada dos Ministérios.

O objetivo do esquema é evitar qualquer tipo de problema ou tentativa de invasão e quebra-quebra como a que ocorreu no dia 8 de janeiro. A posse dos parlamentares será a primeira missão do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Sandro Avelar. Dentro do Congresso, a segurança também será reforçada. Com mais detectores de metais e restrições de acesso: somente para profissionais credenciados, assessores e familiares.

MESA DIRETORA

Na Câmara, a posse está marcada para às 10h. Às 16h30, está marcada a sessão para eleger a Mesa Diretora. Até agora, na Câmara não há candidatura oficialmente formalizada, isso pode ser feito até uma hora antes da eleição, ou seja, até as 15h30, mas os anúncios já foram feitos pelos partidos. Arthur Lira (PP), atual presidente, é candidato à reeleição. Chico Alencar do PSOL também vai concorrer.

Nos bastidores, existe a expectativa de que Aliel Machado (PV) lance a candidatura ao cargo de 2º secretário como alternativa ao nome de Maria do Rosário (PT).

CERIMÔNIA

Na sessão de posse, os deputados de cada estado são chamados individualmente para prestar o juramento. A chamada começa pela região Norte e termina com a região Sul. Os parlamentares são anunciados em ordem alfabética.

O consultor legislativo Leo Van Holte deu detalhes desta parte da cerimônia. “É um juramento semelhante ao que o presidente da República faz. O juramento consiste na seguinte declaração: ‘Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil’”.

HISTÓRICO DOS DEPUTADOS 

Aliel iniciou na política como vereador em Ponta Grossa

Aliel Machado foi eleito para o primeiro mandato em 2014. Além de ter sido o parlamentar mais jovem do Estado na sua primeira eleição, o deputado também foi o presidente da Câmara de Vereadores mais jovem da história em Ponta Grossa. Na Câmara Federal, o parlamentar foi membro titular da Comissão de Educação, suplente da CCJ e membro da Comissão do Esporte e da Comissão de Viação e Transportes. Também foi relator das alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre 2021 e 2022 presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara, representando o parlamento em eventos importantes como a COP 26 e Congressos de Tecnologia. “Quando assumi a primeira vez, em 2015, eu era o deputado mais jovem do Paraná. De lá pra cá foram muitas lutas, conquistas, presidência de comissões, projetos aprovados, mas também vimos o país aprofundar uma crise política e econômica, além da retirada de direitos dos trabalhadores. Precisamos acabar com o extremismo e priorizar o diálogo”. Nas últimas eleições foi reeleito com quase 95 mil votos dos paranaenses de mais de 300 municípios do Estado.

Sandro Alex foi reeleito com mais de 168 mil votos

Além de deputado federal, Sandro Alex também é radialista e advogado. Foi eleito pela primeira vez em 2010 e conquistou uma nova reeleição no ano passado após receber mais de 168 mil votos. Em Brasília, foi membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. Em 2010, Alex se candidatou ao cargo de deputado após disputar a prefeitura de Ponta Grossa dois anos antes, em 2008. Com a vitória, Sandro Alex foi reeleito em 2014 e trocou de partido em março de 2016, quando deixou o Partido Popular Socialista (PPS) e ingressou no PSD. Foi reeleito à Câmara nas eleições de 2018. Com a eleição de Ratinho Junior (PSD) ao governo do Estado, Alex foi anunciado como secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, licenciando-se do cargo. Ele ocupou a pasta de janeiro de 2019 a abril de 2022. “É um momento importante. Para mim, é uma honra representar mais uma vez o Estado do Paraná como um dos mais bem votados e cumprindo mais um mandato. A reeleição é sempre mais difícil, porque você já tem um trabalho prestado, então existe uma avaliação do eleitor sobre o que você fez. Então, a população avaliou que eu mereço continuar o trabalho. E vou continuar na mesma linha da constante vigilância, que é o preço da democracia”, declarou Sandro Alex.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE