Comércio de PG é o 3º que mais cresce no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Comércio de PG é o 3º que mais cresce no Paraná

Nas vendas em novembro, Ponta Grossa só ficou atrás de Curitiba e Região e de Maringá. No acumulado do ano, Ponta Grossa mantém crescimento em relação a 2021

Lojas de vestuário estão entre as que registraram maior crescimento de vendas em 2022 na cidade
Lojas de vestuário estão entre as que registraram maior crescimento de vendas em 2022 na cidade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O comércio varejista de Ponta Grossa, mesmo depois de fortes desempenhos no acumulado dos anos mais impactados pela pandemia do coronavírus, sendo o único que cresceu em 2020 no Paraná (entre as seis regiões avaliadas) e tendo o segundo melhor desempenho do Estado em 2021, manteve a trajetória de crescimento em 2022. Dados revelados nesta quinta-feira (26) pela Federação do Comércio (Fecomércio-PR), através da Pesquisa Conjuntural mensal, apontam que as vendas do comércio varejista da cidade acumulam alta de 1,02% no faturamento entre janeiro e novembro de 2022, na comparação com o mesmo período em 2021.

No mês de novembro, entre as seis regiões avaliadas no Estado do Paraná, apenas Curitiba e Região Metropolitana e Maringá estão com desempenho melhor, com altas de 7,5% e 5,4%, respectivamente. As outras três regiões registram retração em relação a novembro de 2021: são Londrina, com uma baixa de 0,82%, a Região Oeste, com uma retração de 0,91% e a Região Sudoeste, com uma baixa de 3,93% nas vendas. Já no acumulado do ano, o maior crescimento é de Maringá, com 6,37%, seguida por Curitiba e RM, com alta de 5,04%, e a região Oeste, com 2,58%. Ponta Grossa ficou à frente de Londrina, com alta de 0,86%, e da região Sudoeste, que acumula uma retração de 0,65% em 2022, em relação a 2021.

Dos 11 setores de venda avaliados na pesquisa da Fecomércio na cidade, sete apresentaram crescimento e quatro tiveram retração no acumulado de 2022, em relação aos 11 mesmos meses de 2021. Os maiores destaques são Livraria e Papelaria, com alta de 32,7% (justificada pelo retorno das aulas presenciais no pós-pandemia); pelo setor de combustíveis, com alta de 18,91%, e também pelo setor de vestuário e tecidos, que teve um incremento de 13,86% nas vendas, após o crescimento de fluxo nas lojas físicas. Também cresceram farmácias (13,1%), calçados (12,7%), lojas de departamentos (2,4%) e supermercados (1,7%). As quedas foram registradas nos setores de materiais de construção (-6,8%), óticas/cine/foto/som (-7,2%), concessionárias de veículos (-7,4%) e autopeças (-9,3%).

DESENVOLVIMENTO

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e região, José Loureiro, reforça que esse crescimento constante, mesmo nos anos de pandemia, reflete o momento de desenvolvimento econômico da cidade, com a forte industrialização na cidade. “Estamos com muitas obras, com muitas ampliação, e com isso há muito dinheiro circulando. É fruto das empresas que estão chegando, indústrias, mercados, é do nosso ‘boom’ de desenvolvimento da cidade, então é mais mão de obra, mais pessoas vindo trabalhar na cidade e isso faz as pessoas gastar no comércio local”, disse ele, lembrando a possibilidade de Ponta Grossa já estar com cerca de 415 mil habitantes.

Além disso, como esses dados refletem as vendas até novembro, Loureiro acredita que o percentual crescerá ainda mais no acumulado do ano, no fechamento dos 12 meses. “No final do ano passado as vendas caíram na internet, e isso refletiu nas lojas físicas: o povo foi para a rua. E depois da pandemia, estamos vendo a necessidade das pessoas sair e pegar no produto, realizando a compra de impulso”, conclui. 

Alta acumulada no Paraná é de 3,77%

Em âmbito estadual, a pesquisa de novembro apresenta uma prévia do faturamento do varejo em 2022. Segundo o estudo, o comércio paranaense teve alta acumulada de 3,77% no seu faturamento até o mês de novembro. Os setores com melhores resultados nessa parcial do ano foram livrarias e papelarias (23,05%), calçados (19,85%), combustíveis (19,12%), óticas, cine-foto-som (15,53%) e vestuário e tecidos (11,91%). Da mesma forma que em Ponta Grossa, quatro setores apresentaram retração no acumulado do ano: farmácias (-0,8%); lojas de departamentos (-4%); materiais de construção (-4,4%) e móveis e utilidades domésticas (-7,5%). Na comparação com outubro, houve elevação de 1,69% e, em relação a novembro de 2021, o aumento nas vendas foi de 4,09%.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE