Bênção de veículos na 'Igrejinha de Uvaranas' segue até às 21h | aRede
PUBLICIDADE

Bênção de veículos na 'Igrejinha de Uvaranas' segue até às 21h

‘Benção de veículos’ será realizada nesta sexta-feira, na Paróquia Imaculada Conceição, a Igrejinha de Uvaranas. Ao todo, 24 freis capuchinhos estarão no local benzendo os carros

Apesar da expectativa de passar 10 mil veículos, o Frei Forcatto acredita que esse número possa ser ainda maior
Apesar da expectativa de passar 10 mil veículos, o Frei Forcatto acredita que esse número possa ser ainda maior -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aproximadamente 10 mil veículos devem ser abençoados pelos freis capuchinhos nesta sexta-feira (13) na Paróquia Imaculada Conceição, a Igrejinha de Uvaranas, em Ponta Grossa. A bênção acontecerá das 6h30 às 21h, sem intervalo, e vai contemplar quem vier de carro, ônibus, caminhão, motocicleta, bicicleta ou qualquer outro tipo de transporte. 

“Benzemos veículos, mas aqueles que passarem a pé e pedirem uma bênção será dado também, às vezes até pets aparecem”, esclarece o frei Marcos Reginaldo Forcatto em entrevista ontem ao grupo aRede (confira aqui). Ao todo, 24 freis estarão na rua realizando a bênção. Além disso, dois religiosos também estarão atendendo confissões durante todo o dia.

Apesar da expectativa de passar 10 mil veículos, o Frei Forcatto acredita que esse número possa ser ainda maior. “Gradativamente tem aumentado, então a gente imagina que possa até superar essa quantidade de veículos”, diz. Por isso, a orientação do frei é que os motoristas tenham paciência e aproveitem o momento. “Faça do seu carro a sua igreja, faça um momento de oração, coloca uma música religiosa, rezem juntos em família. Levem água, quem sabe um lanchinho. Dessa forma você faz a espera um momento celebrativo”, conta.

Integrantes da Autarquia Municipal de Trânsito estarão no local para prestar suporte logístico, demarcar as faixas e organizar o trânsito. As bênçãos serão realizadas em duas faixas. Para quem vem pela Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, no sentido bairro-centro, a orientação é que siga até o semáforo, gire a esquerda e entre já em uma das filas. Os que vêm do centro para o bairro devem escolher uma das duas faixas da Avenida Carlos Cavalcanti e aguardar.

Segundo o frei, a ‘benção de veículos’ é uma forma de começar o ano bem e explica a importância dessa celebração. “O veículo representa o sair de casa, então tudo que acontece para fora de casa, a gente quer que seja abençoado e a família é o alicerce dessa bênção”, salienta.

Durante entrevista ao grupo aRede, o frei fez um convite para todos participarem. “Para você viver um ano tranquilo, cheio de paz, alegria e conquistas”, diz.

Frei Forcatto e Diácono Luiz Cezar estiveram nos estúdios do portal aRede para falar sobre a Benção de Veículos
Frei Forcatto e Diácono Luiz Cezar estiveram nos estúdios do portal aRede para falar sobre a Benção de Veículos |  Foto: André Garcia/aRede
  

Trabalho voluntáro 

A bênção conta com a ajuda de voluntários.“É preciso ter uma estrutura para passar esse dia atendendo todas as pessoas que por ali estão, principalmente os freis que estão atendendo o dia inteiro”, comenta o diácono da Igrejinha, Luiz Cezar. Os voluntários ajudam na parte de alimentação, água, guarda-sol e distribuição de lembrancinhas.

Toda ajuda é bem-vinda neste dia. “Aquelas pessoas que porventura quiserem ajudar nesta edição, chegam lá e conversam com a gente. Estamos sempre por ali, a gente vai escalando e distribuindo atividades e serviços”, afirma o diácono.

História

Em sua 24ª edição, a tradicional bênção ocorre na paróquia de Ponta Grossa sempre na segunda sexta-feira do ano. Ela foi trazida para a cidade pelo frei Luiz Antônio Frigo, que a realizava na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba. Lá a bênção dos veículos já acontece há 71 anos, mas na primeira sexta-feira do ano. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE