Turismo doméstico supera expectativas e setor projeta crescimento maior
Parque Estadual de Vila Velha aumenta novamente número de visitantes em 2022 e quer crescimento recorde em 2023
Publicado: 10/01/2023, 09:38
O ano de 2022 foi atípico para o setor do turismo, que geralmente vê o trânsito de turistas diminuir em ano de Copa do Mundo. Ao contrário do esperado, o setor teve um crescimento acima dos 34%, segundo dados oficiais do IBGE, movimentando mais de 129 bilhões de reais somente de janeiro a outubro do ano passado.
Na esteira desse crescimento, contando com atrações o ano todo, o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, Paraná, viu o número de visitantes crescer 14,6% em 2022. Foram mais de 71 mil pessoas que puderam conhecer um dos mais belos e conhecidos cartões-postais do Estado do Paraná.
“A demanda reprimida, a oferta de novos destinos e atividades, investimento em infraestrutura e comunicação vem transformando o Parque Vila Velha em um ponto turístico imperdível para quem vem ao Paraná”, afirma o Gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas.
O Parque Vila Velha é uma Unidade de Conservação Ambiental que desde o ano 2020 está sob a administração da Soul Parques S.A. em formato de concessão estadual e que hoje faz a exploração sustentável da área.
Parque Vila Velha e o turismo doméstico
O Parque Vila Velha vem sendo cada vez mais visitado por turistas do Brasil todo. É uma das opções próximas à capital do estado, Curitiba, mas que garante uma imersão magnífica na história e na natureza local.
O turismo doméstico foi o grande responsável pelo aumento do número de visitantes do Parque, do total de turistas no local, 99,4% são brasileiros.
O estado que mais visitou o Parque Vila Velha foi o próprio Paraná, com grande parte de seu público oriundo da capital, Curitiba, 28%, e de Ponta Grossa, 13,5%.
São Paulo foi o segundo estado em origem, seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como pode ser visto na tabela abaixo:
Diversidade de atividades atrai turistas ao Parque Vila Velha
O Parque Vila Velha é uma área conhecida pelos Arenitos, alguns com formas clássicas como a Esfinge, o Camelo e a famosa e icônica Taça.
Mas são as diversas atividades oferecidas hoje pela Soul Parques é que fazem com que os turistas conheçam e retornem ao Parque.
“O que podemos fazer é oferecer experiências que tornem o Parque cada vez mais atrativo para o turista. Temos desde tirolesa sobre uma furna, arvorismo, voo em balão estacionário, caminhada noturna guiada, até a exploração do Parque Vila Velha em locais de passeios que não estão abertos a todo o público”, diz Ribas.
Para manter a visitação, o Parque Vila Velha acrescentou diversas atividades à sua rotina de visitação que estão disponíveis aos turistas.
Cicloturismo, Caminhada Noturna, tirolesa, arvorismo, balão estacionário, Driving Experience e treinamentos vivenciais agregam experiências e fazem com que o Parque seja um local para além da contemplação da natureza.
“O Parque Vila Velha, com certeza, faz parte da história geológica do planeta, mas tê-lo como cenário para as mais diversas atividades, faz com que ele seja o protagonista de muitas memórias para brasileiros e estrangeiros”, destaca o Gestor do Parque.
Expectativa de aumento de visitantes em 2023
O momento é promissor para todo o setor do turismo, segundo pesquisa Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, divulgada em novembro de 2022, esse ano espera-se um crescimento de mais de 53% em relação ao ano passado.
Para o Parque Vila Velha essa expectativa vem sendo vivida nos números de visitantes crescendo a cada ano.
Para o Gestor do Parque, Leandro Ribas: “A ideia é que com investimento que estamos fazendo no Parque Vila Velha, mais e mais pessoas venham conhecer esse que é um dos mais importantes pontos turísticos do estado do Paraná”.
Com o aumento esperado no número de turistas no estado do Paraná, o Parque Vila Velha espera receber grande parte desses visitantes no ano de 2023.
“Percebemos esse aumento já em dezembro do ano passado. Para 2023 contamos com uma programação voltada a superar o número de visitantes de 2022”, conclui Ribas.
Sobre o Parque Vila Velha
Localizado a uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.
As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer os três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.
Mais informações podem ser obtidas no site e nas redes através do @parquevilavelha.