Richa assume cadeira na Câmara após TSE negar recurso de Jocelito | aRede
PUBLICIDADE

Richa assume cadeira na Câmara após TSE negar recurso de Jocelito

Ex-governador do Paraná foi o segundo mais votado pelo PSDB nas 'Eleições Gerais 2022', com 64 mil votos

Ex-governador do Estado do Paraná, Beto Richa (PSDB)
Ex-governador do Estado do Paraná, Beto Richa (PSDB) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um recurso apresentado pelo ex-deputado e ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PSDB), contra o indeferimento do seu registro de candidatura - leia a notícia publicada pelo Portal aRede clicando aqui. Com isso, o ex-governador Beto Richa (PSDB) assumirá o mandato de deputado federal em 2023.

Canto foi o mais votado da federação PSDB/Cidadania, com mais de 74 mil votos na eleição deste ano e seria eleito pelo PSDB. No entanto, foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral do Paraná por estar com os direitos políticos cassados por oito anos.

O ex-prefeito de Ponta Grossa foi condenado por improbidade administrativa em 2002, mas só quitou a multa da sentença em agosto deste ano. Pela Lei da Ficha Limpa, o prazo de oito anos de inelegibilidade começa a ser contado a partir do fim do cumprimento da sentença, ou seja, Canto está inelegível até 2030.

O relator Carlos Horbach manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), que considerou Canto inelegível. Por unanimidade, os membros da Corte do TSE acompanharam o entendimento.

O segundo mais votado do partido foi Beto Richa, que contabilizou 64 mil votos. O TSE cassou a candidatura de Canto, mas contou seus votos para a legenda. Com isso, a eleição do ex-governador foi confirmada.

Com informações Banda B, parceira do Portal aRede.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE