TSE rejeita recurso e Jocelito não assumirá cargo na Câmara Federal | aRede
PUBLICIDADE

TSE rejeita recurso e Jocelito não assumirá cargo na Câmara Federal

O ex-prefeito recebeu mais de 74 mil votos, mas não assumirá a cadeira na Câmara dos Deputados

O ex-prefeito de Ponta Grossa havia somado mais de 74 mil votos para deputado federal, mas não irá assumir o mandato.
O ex-prefeito de Ponta Grossa havia somado mais de 74 mil votos para deputado federal, mas não irá assumir o mandato. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o recurso do ex-prefeito Jocelito Canto (PSDB), que lutava na justiça para assumir o mandato de deputado federal em 2023. O relator da matéria, ministro Carlos Horbach, recusou as argumentações da defesa e reforçou que o TSE não poderia alterar a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) que condenou o radialista em 2013. 

Outra argumentação rejeitada foi a do cumprimento da multa. A defesa alegava que Jocelito já havia cumprido os oito anos de inelegibilidade previstos na Lei da Ficha Limpa. Entretanto, o relator entendeu que a multa da condenação, quitada apenas neste ano, fazia parte da condenação e que, com isso, a inelegibilidade deve contar a partir deste ano. 

Agora, com a condenação do TSE, Jocelito não poderá tomar posse como deputado federal e o suplente, Beto Richa (PSDB), é quem irá assumir a cadeira. 

ENTENDA O CASO

A candidatura de Jocelito para o cargo de deputado federal foi impugnada pelo TRE-PR uma semana antes da eleição. Com a decisão em primeira instância e a vitória nas urnas, o radialista entrou com um recurso no TSE para tentar fazer valer os mais de 74 mil votos recebidos e conseguir assumir o mandato na Câmara dos Deputados em 2023.

Jocelito foi alvo de uma ação do deputado federal Sandro Alex (PSD), que pediu a impugnação da candidatura do ex-prefeito por conta de uma condenação de 2013. Na época, o comunicador foi condenado por ter utilizado um policial em sua segurança particular no período em que esteve à frente da Prefeitura Municipal.

MANIFESTAÇÃO

Logo após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que rejeitou o recurso de Jocelito, o ex-prefeito de Ponta Grossa se manifestou nas redes sociais e revelou que sua vida pública está encerrada após o julgamento. “Não há mais o que fazer, não há como recorrer a outras cortes, infelizmente a vontade do povo não foi respeitada. Lamento, fiz o que pude, estou bastante entristecido. Peço desculpas, pois desde o primeiro momento que conversei com os advogados eles disseram que eu não havia cometido nenhum crime. Agora, a política para mim termina aqui. Termina aqui minha vida pública”, disse.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE