Corrida beneficente movimenta Ponta Grossa no feriado
A sétima edição do 'Resgatando Vidas na Corrida', organizado pela Comunidade Terapêutica Esquadrão da vida, aconteceu no feriado da última terça-feira (15)
Publicado: 16/11/2022, 16:36
Mais de 300 pessoas levantaram cedo no feriado da última terça-feira (15), em Ponta Grossa, para participar do '7º Resgatando Vidas na Corrida', evento tradicional e beneficente que se dedica em promover hábitos saudáveis, bem-estar, além de comemorar o aniversário do Esquadrão da Vida, que neste ano comemora 44 anos.
A largada aconteceu às 8h, em frente à sede do Esquadrão da Vida, em Oficinas. Os atletas puderam escolher entre percorrer 10 km, 5 km, 3 km, além da corrida Kids. Todos os participantes receberam medalha de participação e os melhores tempos foram premiados com troféu. "O evento foi um sucesso, e só aconteceu porque os atletas compareceram, tivemos apoiadores e patrocinadores, além do auxílio de voluntários que trabalharam no evento", destaca Rodrigo Labiak, presidente da Comunidade Terapêutica.
Projeto de Corrida
O evento esportivo 'Resgatando Vidas na Corrida' surgiu a partir de um projeto de corrida, realizado dentro do Esquadrão da Vida, com os acolhidos que estão em processo terapêutico para dependência química. A iniciativa partiu do professor de educação física, Marcelo Machado, recuperado na Comunidade Terapêutica há 11 anos e que agora dedica a vida para cuidar do próximo.
"A corrida é uma ferramenta de muita importância para a reabilitação dos usuários de substâncias psicoativas. Ajuda fisicamente, reestabelecendo a saúde do indivíduo, como também estabelece diversos outros padrões de comportamento que podem ser benéficos no processo. Novos hábitos sociais e de convívio com pessoas preocupadas com a saúde passam a fazer parte da vida dos acolhidos. Estabelecimento de rotinas que propiciem momentos de treinamento podem direcionar o foco para atividades mais produtivas, desafiadoras e que mantenham sempre o acolhido na direção da superação e da mudança", diz Machado.
Um dos atletas, Rafael Antunes Camargo, conquistou o primeiro lugar geral na bateria de 5 km. A corrida representa ainda mais para o atleta, porque há três anos, ele estava em processo terapêutico na instituição e hoje pode desfrutar desta vitória. "Já ganhei tantas provas, mas ganhar a corrida do Esquadrão, para mim, foi algo muito especial, porque foi lá que tudo começou. Então, a corrida do Esquadrão foi a corrida da minha vida", revela.