Empresários de PG aprovam possível volta do Horário de Verão | aRede
PUBLICIDADE

Empresários de PG aprovam possível volta do Horário de Verão

Após enquete informal do presidente eleito Lula, assunto voltou à tona durante esta semana

No horário de verão, relógios são adiantados em uma hora em parte do país
No horário de verão, relógios são adiantados em uma hora em parte do país -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma polêmica que dominou as redes sociais nesta semana também chegou em Ponta Grossa. Depois de ser indagado pelo ator Bruno Gagliasso nas redes sociais, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu uma enquete informal para saber a opinião dos brasileiros sobre uma possível volta do Horário de Verão no país. E na ‘esteira’ do assunto, empresários do setor gastronômico e hoteleiro de Ponta Grossa se manifestaram favoráveis a mudança nos relógios nesta época do ano.

"Seria sensacional se acontecesse, pois além de fatores econômicos, as pessoas vão se sentir estimuladas a praticar esportes, o que melhora a saúde e bem-estar", destacou o empresário Daniel Wagner, presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria dos Campos Gerais em entrevista nesta quinta-feira (10).

E a opinião de setor em Ponta Grossa se assemelha a maior parte da população que se manifestou nas redes sociais de Lula: 66% dos 2,3 milhões brasileiros que votaram querem o retorno do Horário de Verão. Nem mesmo a futura primeira dama Rosângela da Silva, a Janja, ficou de fora da torcida pelo adiantamento dos relógios em uma hora.

Em nível nacional, a Confederação Nacional de Turismo (CNTur), a Federação Paranaense de Turismo (Feturismo) e entidades filiadas, como a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar)  também defendem a medida. “Para nós é importante conseguir mexer com a economia. A gente sabe que algumas pessoas são contra, uma vez que isso mexe com o organismo, mas é uma passagem rápida. Os benefícios são maiores que as percas, temos que incentivar o retorno”, afirma o presidente da Abrabar Fábio Aguayo.

Histórico

Criado em 1932 e realizado de forma ininterrupta entre 1985 e 2019, o horário de verão foi extinto em abril de por iniciativa do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Esta política tem como objetivo aproveitar melhor a luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo entre 18 e 20 horas.

Na ocasião da extinção, Bolsonaro afirmou que mudanças no padrão de consumo na população tornaram a medida desnecessária. Agora, com a mudança presidencial e a ‘sugestão’ dada pelas redes sociais, já se cria uma expectativa sobre o assunto. “A mudança fomentaria a geração de emprego, a renda das pessoas e, principalmente por estarmos nos recuperando pós-pandemia qualquer movimento extra seria muito bem-vindo ao setor", ressalta Wagner, sugerindo inclusive a mudança já para o verão 2022/23.

Porém, após toda a movimentação, a assessoria de imprensa de Lula precisou ir a público para especificar que a enquete se tratava de uma simples interação com os internautas, tendo caráter somente 'indicativo', esfriando expectativas dos mais saudosos com o horário de verão neste momento.

Com informações do Terra e Rádio Banda B

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE