PG cria 638 novas vagas de trabalho em setembro | aRede
PUBLICIDADE

PG cria 638 novas vagas de trabalho em setembro

No ano, são mais de 3,3 mil vagas de emprego criadas, com carteira assinada na cidade. Setor de serviços lidera na geração de emprego, seguido pela indústria e pelo comércio

O comércio foi o segundo setor que mais gerou vagas de emprego no mês de setembro na cidade
O comércio foi o segundo setor que mais gerou vagas de emprego no mês de setembro na cidade -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

mercado de trabalho formal em Ponta Grossa registrou mais um mês positivo em setembro. A diferença entre as 4.498 admissões e 3.860 demissões resultou em um saldo positivo de 638 contratações no mês, de acordo com os números revelados nesta quarta-feira (26) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), veiculado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Dos nove meses do ano, foi o oitavo com saldo positivo, sendo setembro o mês com o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de agosto (815) e junho (647). O desempenho foi o sexto melhor do Estado.

No acumulado do ano, Ponta Grossa tem o sétimo melhor desempenho do Estado, com um total de 3.364 vagas criadas desde 1º de janeiro. Esse valor é fruto da diferença entre as 41.101 contratações e 37.737 demissões. Já no período dos últimos 12 meses, entre outubro de 2021 e setembro de 2022, o saldo é positivo em 1.770 vagas criadas.

Especificamente em setembro, o setor de serviços se destacou como o que mais gerou novas oportunidades, 455 no total. Esse segmento foi seguido pelo comércio, que criou 182 novas vagas no acumulado do 9º mês do ano. Também ficou positivo a construção civil, pelo segundo mês consecutivo, com um saldo de 30 vagas. Apenas a agropecuária e a indústria tiveram saldo negativo, ou seja, mais demitiram do que admitiram, perdendo 11 e 18 vagas, respectivamente.

EM 2022

No acumulado do ano, é o setor de serviços que puxa a empregabilidade na cidade. Somente este setor criou 2.744 novas oportunidades. Logo depois aparece a indústria, que mesmo com as 18 vagas fechadas em setembro, acumula a abertura de 852 vagas de trabalho no ano. Já na terceira posição está o comércio, com 658 oportunidades criadas. Dos cinco setores da economia, a agropecuária também acumulou um saldo positivo 93, restando apenas a construção civil com um saldo negativo, de 983. Isolando os setores com saldo positivo (serviços, indústria, comércio e agro), os quatro segmentos criaram 4.347 oportunidades.

TRABALHO

Além do momento econômico aquecido, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, também credita essa elevação nos números à qualificação profissional ofertada pelo município, para que mais trabalhadores possam ingressar no mercado de trabalho. “Isso também ocorre devido à sintonia da Agência do Trabalhador com o mercado. Estamos fazendo pesquisas junto às empresas e vendo qual o tipo de mão de obras que elas mais precisam. E estando dentro do nosso alcance, estamos fazendo os cursos de qualificação conforme a demanda, e assim conseguimos fechar o ciclo: Damos o curso, qualificamos e o empresário emprega a pessoa”, acrescenta.

PARANÁ

O Paraná abriu 12.920 novas vagas de emprego com carteira assinada em setembro. Os dados consolidam o Paraná como o estado que mais gerou empregos na região Sul em 2022. Foram 136.816 novos postos de trabalho formais entre janeiro e setembro, o quarto melhor resultado do país - o Estado teve saldo positivo na geração de emprego em todos os meses de 2022. O saldo de vagas no mês é resultado da diferença entre as 140.539 admissões e os 127.619 desligamentos no período; enquanto que no acumulado do ano, foram 1.359.767 contratações contra 1.222.951 demissões. Em 2022, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo (595.984), Minas Gerais (211.986) e do Rio de Janeiro (168.345) no número de vagas criadas. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE