Mabel destaca decisão do MP e reitera foco na saúde de PG | aRede
PUBLICIDADE

Mabel destaca decisão do MP e reitera foco na saúde de PG

A deputada estadual reeleita neste ano com mais de 70 mil votos utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para repercutir decisão do Ministério Público e cobrar mudanças na saúde

Mabel Canto (PSDB) na tribuna da Alep.
Mabel Canto (PSDB) na tribuna da Alep. -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Durante Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na última segunda-feira (17), a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) voltou a comentar sobre a situação da saúde de Ponta Grossa. Ao longo do discurso realizado na tribuna da Alep, a parlamentar repercutiu a decisão recente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que obriga o Estado a providenciar internação hospitalar e leitos a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) recebidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do município.

A decisão ocorreu após denúncia protocolada pela deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e pela vereadora Joce Canto (PSC) no Ministério Público. Segundo a denúncia, alguns pacientes aguardavam dias e até semanas para serem transferidos das UPA’s.

“O que acontece é que pacientes que estão nas UPA’s de Ponta Grossa têm ficado muito tempo aguardando por um leito na central do estado. Eu mesma já contei aqui de alguns pacientes que ficaram 30 dias, outros 15, 20 dias esperando um leito. Lembro de um caso de um paciente de 42 anos que contei aqui e no mesmo dia ele acabou perdendo a vida esperando por um leito na UPA Santana”, afirmou Mabel durante seu discurso na Assembleia Legislativa do Paraná

“É uma decisão que comemoramos, sim, porque o caos que estamos vivendo na saúde do município e da região tem feito muitas vítimas. Então, é uma decisão importante feita pelo Poder Judiciário. Nós mesmos fizemos outras ações individuais buscando respectivo tratamento ou respectivo leito”, completou a deputada.

POSICIONAMENTO

Mabel Canto aproveitou a oportunidade para reforçar o foco na questão da saúde no município. Segundo ela, é necessário que medidas sejam tomadas para resolver os problemas da área o mais rápido possível. “Temos pressa. A população de Ponta Grossa tem pressa. Não podemos mais ficar aguardando dias e dias. Muito já foi dito (...) Mas essa demora não pode ser dada a esses pacientes que estão lutando por suas vidas”.

Votada por mais de 50 mil eleitores somente em Ponta Grossa, Mabel ainda aproveitou a ocasião para lembrar os números expressivos recebidos na eleição. “É verdade, também, que a população ponta-grossense mais uma vez, deu sua resposta nas urnas neste ano Isso porque aqueles que estão no poder, que não entendem que a saúde é prioridade, saíram perdendo nas urnas contra aqueles que lutam pela saúde e pela educação”, finalizou a parlamentar.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE