Construção civil tem melhor desempenho do ano em agosto | aRede
PUBLICIDADE

Construção civil tem melhor desempenho do ano em agosto

A construção de edifícios criou mais de 60 vagas em Ponta Grossa no oitavo mês de 2022. No acumulado do ano, setor é impactado negativamente pelas mais de mil demissões no setor de obras de energia elétrica

A construção de edifícios criou 62 novas vagas no mês de agosto em Ponta Grossa
A construção de edifícios criou 62 novas vagas no mês de agosto em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O setor de construção civil em Ponta Grossa teve, em agosto, o melhor desempenho do ano. Após registrar seis meses de retração em sete, o oitavo mês do ano registrou 506 admissões contra 444 demissões, resultando em um saldo de 62 postos de emprego criados. Antes de agosto, o único mês positivo foi abril, quando o número de contratações foi superior em 55 em relação ao número de desligamentos. Ainda assim, no acumulado do ano, é o único ramo negativo na cidade, com 1.002 postos de trabalho fechados, com 4.278 admissões e 5.280 desligamentos entre 1º de janeiro e 31 de agosto. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Previdência.

Ao analisar os detalhes por categoria, dentro do setor de construção, é possível notar que os números não traduzem exatamente a realidade que a maior parte das pessoas entende por ‘construção civil’. A maior parte das demissões neste período, a categoria com 1.148 vagas fechadas nos oito meses, se referia a ‘obras de infraestrutura para energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte por dutos’. Somente as obras para a geração e distribuição de energia elétrica, ou seja, referentes ao projeto da Linha de Transmissão Gralha Azul, da Engie, foram 505 admissões e 1.563 admissões, resultando em um saldo negativo de 1.058 postos de trabalho.

A categoria de ‘construção de edifícios’ teve 1.669 contratados e 1.838 demitidos, o que representa uma queda de 169 trabalhadores empregados no setor na cidade em 2022. Porém, por outro lado, a categoria de ‘serviços especializados para construção’, que inclui instalações elétricas e hidráulicas em construções, demolição e preparação de terreno, obras de acabamento, entre outros, registou 1.392 admissões e 1.191 desligamentos, totalizando um saldo positivo em 201. Isso significa que, excluindo as obras de infraestrutura, o setor de construção, em 2022, está positivo e gerou 32 novas vagas.

Somente em agosto, a categoria de ‘construção de edifícios’ foi a responsável pelo aumento no número de trabalhadores no setor. Nos 31 dias, foram 223 pessoas contratadas e 161 demitidas, resultando em 62 novos trabalhadores para a construção de edifícios. A categoria de ‘obras de infraestrutura’ mais uma vez registrou a perda de trabalhadores, com 115 admitidos e 119 demitidos, em um saldo de -4. Já os ‘serviços especializados para construção’ tiveram um saldo positivo, após 168 contratações e 164 demissões.

Setor gera 7,6 mil vagas no Paraná

No Estado do Paraná, a construção civil gerou 7,6 mil vagas de emprego de janeiro a agosto de 2022, segundo ao Caged. O estado gerou mais postos de trabalho do que o total do ano passado, quando 7,4 mil vagas foram criadas. O perfil dos municípios que mais geraram emprego neste ano na construção civil mostra que o segmento é puxado pela construção residencial em áreas de indústrias e serviços diversificados. Somente em agosto, o setor criou 729 vagas, após o registro de 12.121 admissões e 11.392 demissões. A Construção Civil hoje gera, em todo o Estado, 161,6 mil vagas de emprego. O Sul do Brasil já gerou mais de 23 mil vagas de emprego na construção civil em 2022.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE