Vila Velha é local de aprendizagem para crianças e adolescentes | aRede
PUBLICIDADE

Vila Velha é local de aprendizagem para crianças e adolescentes

Visitas escolares ao parque estadual reforçam na prática o que foi aprendido em sala de aula

Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, é roteiro fundamental para alunos e professores
Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, é roteiro fundamental para alunos e professores -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O aprender é constante, e nada melhor do que vivenciar na prática aquilo que muitas vezes conhecemos apenas na teoria. Por conta disso, o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, é roteiro fundamental para alunos e professores que podem conhecer de perto a história e a geografia que o Parque reserva e que está diretamente ligada à história do nosso planeta.

Recentemente, o professor e autor de material didático, Ueberson Aparecido da Silva Santos, levou 48 alunos do primeiro ano do ensino médio do Positivo International School, em Curitiba, para explorarem não só as belezas do Parque, mas principalmente a geografia e a história do local.

“O Parque Estadual de Vila Velha tem, sob o ponto de vista geológico, uma singularidade além da vantagem de estarmos relativamente próximos. Algo tão impressionante e muito perto da capital paranaense.

A experiência foi fantástica principalmente quando se tem em mente a origem dos arenitos, a formação das furnas, enfim tudo o que é surpreendente por si só.

Lá os alunos viram, vivenciaram tudo o que antes lhes fora transmitido em sala, no entanto uma foto em uma projeção em uma tela no quadro não demonstra a grandiosidade do local e nem transmite a sensação de estar lá, algo que certamente ficará marcado na memória dos alunos e alunas e colaborou  para a aprendizagem de cada um deles”, afirma o professor que destaca que o Parque é um dos principais sítios geoturísticos do Brasil.

De acordo com ele, a experiência enriquecedora colecionou relatos positivos por parte dos alunos. “Eles ficaram encantados. Mencionaram desde as belezas do local ao entretenimento, a tirolesa além, claro, da oportunidade de ver in loco o que aprenderam em sala”, diz Ueberson.

Já a pedagoga Aline da Silva Schmidt, levou os alunos da escola Nossa Senhora Belém, de Guarapuava/PR, para conhecerem o Parque. As crianças, que cursam o quinto e o sexto ano do ensino fundamental, puderam ver de perto muito mais do que as formações desenhadas nos arenitos do Parque.

“Os alunos adoraram e ficaram maravilhados em saber que o Parque Vila Velha foi fundo do mar anos atrás. Foi uma viagem rica em conhecimento, diversão e amizade”, afirma Aline.

O Parque foi escolhido para visitação pela escola justamente para realizar uma aula em campo e transportar para lá o que foi vivenciado dentro da sala de aula. “Foi uma aula em campo para atender o objetivo de reconhecer na prática os fenômenos estudados em sala de aula nas disciplinas de História e Geografia”, conclui.

Sala de aula ao ar livre

O Parque Estadual de Vila Velha, além de ser um dos destinos mais procurados do Estado do Paraná, é também detentor da história geográfica. Seu relevo e as formações rochosas, os arenitos, dão conta de que o Parque já foi fundo de mar.

“Nossos arenitos têm mais de 300 milhões de anos e fazem parte do Período Carbonífero, quando a América do Sul ainda estava ligada à África, Antártida, Oceania e Índia, formando um grande continente chamado de Gondwana. Os arenitos são rochas sedimentares formadas pela compactação e endurecimento de sucessivas camadas de areia”, diz o Gestor do Parque, Leandro Ribas.

O Parque recebe constantemente escolas que levam alunos para uma aula na prática, em que o conteúdo vivenciado dentro das escolas pode ser conferido presencialmente, por meio do contato com a natureza e a história do local.

“incentivamos essa vivencia e o relacionamento entre o Parque e as escolas porque acreditamos ser fundamental esse conhecimento. Quando visualizamos aquilo que é aprendido nos livros, o aprendizado se torna mais fácil e prazeroso”, conclui Ribas.

Visitas escolares

As visitas ao Parque Vila Velha são realizadas no horário de funcionamento do local e são acompanhadas por um guia de turismo profissional, devidamente credenciado no Parque ou por um condutor do Parque. O agendamento pode ser realizado pelo site, ou informações a respeito de valores pelo e-mail atendimento@parquevilavelha.com.br.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE