Advogado do PR pede impugnação de Lula por dependência alcoólica | aRede
PUBLICIDADE

Advogado do PR pede impugnação de Lula por dependência alcoólica

Ogier Buchi diz que falta “moralidade para exercício de mandato” ao petista por “uso abusivo de bebida alcóolica”

Alegação do advogado é de que Lula tem problemas com bebidas.
Alegação do advogado é de que Lula tem problemas com bebidas. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O advogado Ogier Buchi (PL), pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a impugnação da candidatura de Lula da Silva (PT) por ausência de “moralidade para exercício de mandato”. A alegação é que o petista tem “dependência e(ou) [faz] uso abusivo de bebida alcóolica”, e, por isso, lhe faltaria os requisitos necessários para o exercício da presidência.

No pedido, Buchi, que é candidato à deputado estadual no Paraná e por isso a lei lhe permite pedir a impugnação da candidatura, reforça que é “evidente que o consumo excessivo de bebida alcóolica, o comportamento contumaz, o negacionismo e a falta de seu tratamento do alcoolismo depõem contra a “moralidade” intrínseca ao exercício da Chefia do Executivo Federal. Afinal, não se espera semelhante comportamento do mandatário da República”.

Buchi faz menção a uma série de reportagens que relatam o histórico de Lula com as bebidas alcoólicas. Entre elas, se destaca a do jornalista Larry Rohter, que foi correspondente no Brasil do jornal americano New York Times, e relatou em 2004 o “hábito de bebericar” do então presidente. A matéria foi republicada pelo jornal Folha de São Paulo.

Também é lembrado que o falecido ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola (PDT), que foi candidato à vice-presidente na chapa de Lula em 1998, publicou um artigo intitulado “Autoritarismo e Arrogância”. No texto, Brizola disse que foi ouvido por Rohter, e teria relatado ao jornalista que fez diversas viagens com o ex-presidente e se impressionou com “a maneira como consumia bebidas destiladas”. Na época, o pedetista complementou: “para ter publicado algo sobre o assunto, [Rohter] certamente ouviu o mesmo de várias outras fontes que convivem ou conviveram com Lula”.

Na ocasião Lula não gostou da reportagem. O seu então ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, cancelou o visto do jornalista no Brasil.

Gilmar Mendes também é citado

O pedido ainda lembra que, em 2016, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, teria chamado Lula de “bêbado”, durante a comemoração do aniversário da senadora Kátia Abreu (PP), conforme relataram veículos de imprensa na época.

Além dos registros jornalísticos, há também fundamentação cientifica sobre os riscos do abuso do álcool.

O pedido foi encaminhado ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que irá decidir se dará prosseguimento ou não ao pedido de impugnação.

Com informações do Portal Ric Mais 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE