Robótica educacional desperta vocação para o futuro das profissões
Alunos desenvolvem soft skills e habilidades técnicas voltadas ao pensamento computacional
Publicado: 12/09/2022, 17:21
Mais do que estimular o aprendizado envolvendo diversas áreas do conhecimento, a Robótica Educacional trabalha nos alunos valores e habilidades socioemocionais essenciais para que possam crescer e se desenvolver enquanto pessoas, além de prepará-los para os próximos desafios da vida envolvendo o mundo do trabalho.
Por meio da aplicação da metodologia STEAM, que integra conhecimentos nas áreas de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, os alunos, organizados em equipes, contam com o apoio de técnicos e mentores para construir robôs que devem ser programados para enfrentar os desafios em uma arena de competições.
“A Robótica Educacional mobiliza nos alunos diferentes habilidades, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, engajamento, criticidade, criatividade, comunicação e relações interpessoais, para que possam, por meio da aprendizagem baseada em projeto e da abordagem STEAM, resolver situações problemas e elaborar seus próprios projetos”, explica o professor Jefferson Rodrigues Lirio, técnico das equipes de robótica do Colégio Sesi da Indústria em União da Vitória, na região dos Campos Gerais.
“É simples perceber a importância que a robótica tem dentro e fora do Colégio, pois além de incentivar a criatividade, a inovação, o trabalho em equipe e a organização, fatores, que contribuem enormemente para um bom desempenho nas relações pessoais e profissionais, a robótica também se relaciona com diversas áreas do conhecimento, como matemática, linguagens, natureza e humanas, estabelecendo conexões entre as diferentes disciplinas", diz Luana Holovaty, integrante da equipe Destroyers de Robótica Educacional do Colégio Sesi da Indústria em União da Vitória.
O SESI é o operador oficial dos Torneios de Robótica do Brasil, promovidos pela organização norte-americana FIRST
Com objetivo despertar o interesse de estudantes do Ensino Fundamental e Médio em áreas como matemática, ciências, tecnologia e engenharia, engajando a formação de novos líderes e inventores, os Torneios de Robótica dos quais os alunos dos Colégios Sesi participam, fazem parte de um programa criado pela organização norte-americana sem fins lucrativos FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e que tem o Serviço Social da Indústria (SESI) como operador oficial das competições no Brasil.
“Este é um programa internacional de robótica que estimula e desafia os estudantes a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna. Além disso, os alunos desenvolvem diversas habilidades comportamentais como trabalho em equipe e liderança, criam seus projetos de inovação, constroem robôs e aprendem sobre programação, de forma divertida e na prática”, explica Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep.
Porta de entrada na robótica, a First Lego League (FLL), desafia estudantes de 9 a 16 anos a projetar, construir e programar robôs com peças da LEGO para cumprir várias missões pré-definidas na mesa de competições. Já a outra categoria, conhecida como First Tech Challenge (FTC) é voltada para estudantes com idade entre 14 e 18 anos, que devem projetar, construir, programar e pilotar robôs de até 19kg utilizando tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em Java e Blocks.
Em União da Vitória, as equipes de Robótica Educacional do Colégio já participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), conquistando o título de Bicampeões do Prêmio ‘Melhor Escola Privada do estado do Paraná (2018-2019)’, e do Festival Sesi de Robótica, na modalidade First Lego League (FLL), com premiações de 2017 a 2022, nas diferentes categorias da competição.
“Estas premiações na FLL vêm ao encontro do trabalho desenvolvido pelos alunos, que apresentam muita gestão humana, empatia, relação interpessoal, profissionalismo, trabalho em equipe e cooperação. Isso mostra que eles podem fazer a diferença na nossa sociedade, impactando a vida das pessoas. Enquanto técnico-professor, entendo que posso fazer a diferença no processo educacional dos meus alunos”, acrescenta o professor Jefferson.
Além dessas competições, a Robótica Educacional do Sesi conta ainda com o Campeonato F1 in Schools, projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, com objetivo de estimular jovens estudantes, entre 9 e 19 anos, a projetar, modelar e testar um protótipo de carro de Fórmula 1 para competir em pistas de miniatura. Impulsionados por cilindros de dióxido de carbono, os carros podem chegar a 80 km/h em menos de um segundo.
Colégios Sesi na Região dos Campos Gerais estão com matrículas abertas
Para conhecer de perto as atividades envolvendo a Robótica Educacional e saber como essa iniciativa pode despertar vocações para o futuro das profissões, faça uma visita nas unidades dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional, na Região dos Campos Gerais, conforme contatos abaixo.
Guarapuava - Colégio Sesi da Indústria
Ensino Médio
(42) 3621-3800 | Rua Coronel Lustosa, 1736 - Batel
Irati - Colégio Sesi da Indústria
Ensino Médio
(42) 3421-4870 | Rua Coronel Emilio Gomes, 3 - Centro
Ponta Grossa - Colégio Sesi da Indústria
Ensino Médio
(42) 3219-5046 | Av. João Manoel dos Santos Ribas, 405 - Ronda
Ponta Grossa - Colégio Sesi Internacional
Ensino Médio Bilíngue
(42) 3219-5011 | (42) 988156044 | Av. João Manoel dos Santos Ribas, 405 - Ronda
Telêmaco Borba - Colégio Sesi da Indústria
Ensino Médio
(42) 3271- 4747 | (42) 98801-9249 | Av. Presidente Kennedy, 66 - Centro
União da Vitória - Colégio Sesi da Indústria
Ensino Médio
(42) 3521 3902 | Rua Marechal Deodoro, 70 - Centro