Portal aRede apresenta novo layout com mais recursos | aRede
PUBLICIDADE

Portal aRede apresenta novo layout com mais recursos

aRede estreou, nesta sexta-feira (29) um layout mais moderno e mais leve, tanto na versão para computadores quanto para celulares. Novo código permite a inclusão de novos elementos gráficos

Portal foi completamente repaginado. Matérias, com novas fontes, ganharam inúmeras opções de recursos gráficos
Portal foi completamente repaginado. Matérias, com novas fontes, ganharam inúmeras opções de recursos gráficos -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prestes a completar 10 anos em 2023, o Portal aRede, estreou um novo visual nesta sexta-feira, 29 de julho. Maior portal de notícias do interior do Estado, com uma média de quase 4 milhões de visitas por mês (dados de junho de 2022), aRede ganhou um layout mais moderno e mais leve, tanto no desktop (versão de computador) quanto no mobile (versão de celular). A intenção é tornar o site mais adaptado ao momento atual, com as últimas tendências do mercado editorial digital, e mais agradável e eficiente aos leitores, para ampliar seu protagonismo entre os principais meios de comunicação do Paraná.

As mudanças são perceptíveis já em um primeiro momento, especialmente na página inicial do portal. As matérias de destaque ganham uma nova disposição, com ‘caixas’ de notícias de diferentes tamanhos. Essa disposição, além de assimétrica é também é flexível, permitindo ao portal ter diferentes ‘faces’, conforme a relevância das notícias, o que faz com que o leitor possa se deparar com layouts diferentes em acessos em momentos distintos, tornando o site mais dinâmico, mais orgânico. O site, como um todo, ficou com um visual mais leve.

As fontes também mudaram, tanto nos títulos, quanto no texto. Agora, o site passa a ter a mesma fonte utilizada no Jornal da Manhã, impresso pertencente ao Grupo aRede, como uma padronização. Ao clicar nas matérias, os leitores também passam a ter uma nova experiência no consumo da informação, com galerias diferenciadas, depoimentos em destaque, vídeo integrado ao texto, fotolegendas e outros elementos, sempre também priorizando a interação com as redes sociais, atendendo a demandas e tornando a experiência dos seguidores/leitores melhor e mais completa. Abaixo do texto, há a disposição dos destaques com as principais notícias do portal, para que o seguidor sempre esteja bem informado.   

GALERIA DE FOTOS

  • Desenvolvimento do novo layout do Portal aRede foi encabeçado pelo diretor da 
Errea, o jornalista Javier Errea, e pela estrategista digital da empresa, Laura Cruz
    Desenvolvimento do novo layout do Portal aRede foi encabeçado pelo diretor da Errea, o jornalista Javier Errea, e pela estrategista digital da empresa, Laura Cruz
  • Portal foi completamente repaginado. Matérias, com novas fontes, ganharam inúmeras opções de recursos gráficos
    Portal foi completamente repaginado. Matérias, com novas fontes, ganharam inúmeras opções de recursos gráficos
  • O ‘novo’ site do Portal aRede foi desenvolvido pela conceituada empresa Errea Comunicación, sediada em Pamplona, na Espanha
    O ‘novo’ site do Portal aRede foi desenvolvido pela conceituada empresa Errea Comunicación, sediada em Pamplona, na Espanha
  • Novos sites do Portal aRede e do Jornal da Manhã entraram no ar no início da tarde desta sexta-feira (29)
    Novos sites do Portal aRede e do Jornal da Manhã entraram no ar no início da tarde desta sexta-feira (29)
 

Todo esse processo de redesenho do portal é trabalhado desenvolvido há mais de um ano. O novo desenho foi encomendado à Errea Comunicación, uma das empresas mais conceituadas do mundo no âmbito do design jornalístico, ainda em junho de 2021, e concluído em dezembro. Desde então, houve o desenvolvimento do novo código e as adaptações, até que ele pudesse entrar no ar.  “A ideia foi dar uma modernizada e deixar o portal mais limpo, avançando no layout para tornar a leitura mais agradável. Partimos do princípio de mudar, mas mantendo a identidade, sem causar um grande impacto, sem parecer que é outro site. Muda a embalagem, mas o conteúdo permanece com a mesma preocupação, preservando os princípios do bom jornalismo”, explica Eloir Rodrigues, diretor do Grupo aRede.

Mais do que o visual, a ‘infraestrutura’ do portal (código) é totalmente nova, permitindo a inclusão de novos elementos e mais interatividade, para aprimorar a navegação, com um site mais rápido e responsivo. “Muita coisa mudou que não estamos vendo. Temos um layout que é só nosso, que não é um ‘template’ pronto. Temos as melhores tecnologias em termos de estudos que foram feitos em disposição de conteúdos, dento das nossas realidades, inclusive na disposição das publicidades, como uma forma de valorizar os anúncios, mas sem tornar maçante para os leitores”, completa Rodrigues.  

"A ideia foi dar uma modernizada e deixar o portal mais limpo, avançando no layout para tornar a leitura mais agradável. Partimos do princípio de mudar, mas mantendo a identidade"

Eloir Rodrigues Diretor do Grupo aRede
  

Mudança era uma necessidade

Essa revisão do layout do Portal aRede era uma necessidade, informa Eloir Rodrigues. Ele lembra que o Portal aRede entrou no ar em 2013, e agora recebe a maior mudança no seu visual, e a construção de uma programação de TI completamente nova. “Como é um portal com quase 10 anos, muitas tecnologias foram criadas, então nossa ferramenta está se atualizando. Foi feito um novo código, que vai melhorar a performance do portal, agilidade e engajamento, com recursos novos que vão facilitar a navegabilidade, a visualização de imagens e de vídeos - que rodam dentro do nosso próprio portal, e não em uma plataforma externa, o que é um diferencial”, diz Eloir Rodrigues.

JM também ganha novo site

Essas mudanças não são exclusivas do Portal aRede. O site do Jornal da Manhã (arede.info/jornaldamanha) também passou por uma transformação completa, seguindo todos os parâmetros do novo layout do Portal aRede, com um visual menos pesado, e um site mais leve, ágil e responsivo. Assim como o Portal, o novo site do Jornal da Manhã está no ar desde a tarde desta sexta-feira (29).

 -

Novo design foi desenvolvido por empresa de renome internacional

Todo o projeto gráfico do Portal aRede, que entrou no ar nesta sexta-feira, foi desenvolvido por uma das mais conceituadas empresas de design no âmbito do jornalismo, a Errea Comunicación. O diretor do Grupo aRede, Eloir Rodrigues, explica que a empresa é capitaneada pelo jornalista Javier Errea, que também já foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro projeto do Portal aRede, em 2013. A logomarca do ‘balãozinho’ com o R, o conceito de imagens e as cores do portal foram obras dele. “O Javier é um dos mais conceituados designers gráficos do mundo, e ao longo de seis meses, trabalhou nesse projeto. Cada detalhezinho foi pensado para tornar o layout mais agradável aos leitores e anunciantes”, diz Rodrigues.

Javier e sua equipe da Errea, de 10 pessoas, com sede em Pamplona, na Espanha, desenvolveu trabalhos para vários veículos de comunicação, como sites, blogs, portais, jornais impresso e revistas. Em seu portifólio estão o The Independent, de Londres; Dagens Nyheter, de Estocolmo; The Scotsman, de Edimburgo; Libération e Les Echos, de Paris; La Nación, de Buenos Aires, La Tercera, de Santiago do Chile, El Universal, do México; entre outros. “O design é, para nós, uma ferramenta estritamente jornalística. E não apenas uma ferramenta estética, mas profundamente transformadora. O design, bem entendido e focado, serve para renovar produtos e organizações. Não importa quão grandes ou pequenos elas sejam: entender o design dessa forma sempre nos permitiu estabelecer laços de respeito e confiança com os profissionais de qualquer redação”, respondeu Javier à reportagem.

Sobre o projeto desenvolvido ao Portal aRede, Javier Errea aponta que a principal novidade é a agilidade ao leitor. “Eu diria que o mais importante é a naturalidade, a facilidade de navegação”, disse. Mudanças feitas, mas que mantêm os vínculos com o antigo portal, de modo que o leitor não se sinta ‘deslocado’. “Digamos que aRede se atualiza seguindo a evolução dos canais digitais e as mudanças nas formas de consumir. Algumas das ferramentas que eram importantes dez anos atrás não são tão importantes hoje. Isso acontecerá novamente no futuro. Não é preciso ter medo de se atualizar nesse sentido, desde que a verdadeira essência de aRede seja preservada”, informou.

Rapidez no acesso é prioridade

Diante das correrias do dia a dia, e da rapidez do consumo da informação, ter um site rápido e ágil, com boa navegabilidade é fundamental. Tudo isso foi pensado pela Errea, pelo diretor Javier Errea, pela estrategista digital Laura Cruz, e toda a equipe que trabalhou no novo projeto. “Os leitores, audiências, demandam velocidade de carregamento, facilidade de acesso e navegação clara, acima de tudo. A forma como todos consumimos as diferentes redes sociais marca decisivamente algumas tendências que devem ser aplicadas aos portais de informação. Há um trabalho essencial de posicionamento, rotulagem, autoridade... que é o que vai fazer aRede subir de posição e se tornar uma referência imprescindível”, conclui Javier.

Layout do ‘mobile’ foi totalmente repaginado

Uma das prioridades no novo layout do Portal aRede está no mobile, ou seja, a versão do site compacta para os celulares/smartphones. Isso ocorreu porque a maior parte dos acessos ao portal hoje são oriundos desse meio. Sendo assim, ele recebeu uma atenção toda especial nos desenhos e nas funcionalidades, para ficar mais limpo e agradável, além de mais responsivo e leve, para carregar rápido as fotos e os textos. Neste âmbito, é um portal 100% novo. “Trabalhamos muito na questão do layout do mobile, porque hoje 90% dos seguires acessam nossos conteúdos pelo mobile”, diz o diretor Eloir Rodrigues.

Javier Errea, profissional responsável pelo layout do novo portal, detalhou o protagonismo do acesso pelo celular e o que foi priorizado no desenvolvimento para o público que acessa o portal pela palma das mãos. “Concebemos tudo primeiro para o acesso pelo celular, que é onde passamos a maior parte do tempo. Ou seja, simplicidade e clareza. Deve-se levar em conta que a moldura de um celular oferece, na verdade, poucas possibilidades, e que o design não pode ser protagonista. Ao mesmo tempo, tentamos manter algumas marcas de identidade de aRede para que sua audiência reconheça o novo portal como seu”, disse.

Mudanças contribuirão para aumentar a audiência

Todas essas alterações foram pensadas para consolidar aRede como o mais acessado portal de notícias do interior do Paraná. O visual mais agradável, com mais funcionalidades, aliado a uma programação mais eficiente, com melhoria de SEO (Search Engine Optimization), deverão fazer com que o portal receba ainda mais visitantes diários. “Isso tudo vai nos auxiliar a crescer a audiência, conforme números que temos.  É uma série de coisas que trabalhamos há muito tempo, que aliada à forma que fazemos notícia, à forma que trabalhamos o texto, com responsabilidade, agilidade ao publicar a notícia, somado ao tempo do Jornal da Manhã e ao conhecimento de produzir a notícia, que resulta, hoje, na quantidade de acesso que temos. Fruto de um trabalho sério, com know how e experiencia”, declara o diretor do Grupo aRede.

Processo de transação segue pelos próximos dias

O processo de transação para o ‘novo’ site do Portal aRede teve início no final da manhã de sexta-feira. Uma equipe está trabalhando em todos os ajustes, em um serviço que seguirá pelos próximos dias. Porém, por alguns períodos, o portal saiu do ar ou apresentou lentidão. Os profissionais esperam terminar o quanto antes for possível. “A mudança começou e vários ajustes técnicos, que só poderiam ser feitos depois da atualização, foram trabalhados. Toda a equipe trabalhando em cima disso, para fazer o mais rápido possível, de modo que, ao longo da próxima semana, o site estará com quase 100% da transição concluída”, reforça Eloir Rodrigues.

Site terá mais novidades nesta segunda-feira

Além do novo visual do site, nessa pegada de trazer novidades ao público, o Portal aRede estreará um novo material jornalístico na segunda-feira (1/8). “Vamos entrar com um novo produto, o Jornal aRedenews, que vai ser diário, de segunda a sexta-feira, com um resumo das principais notícias das últimas 24 horas em Ponta Grossa e região. Vai trazer, também, serviços, o tempo, a temperatura, entre outras informações”, informa Rodrigues. Neste mesmo dia também estreia o novo visual das lives, com a nova vinheta de abertura e de espera das lives, novos visuais de caracteres. “Toda essa parte de projeto gráfico das lives estará com nova roupagem, com o layout de fonte e fundos novos”, acrescenta o diretor do Grupo aRede

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE