Menino leva choque enquanto soltava pipa em vila de PG
Descarga elétrica ocorreu por causa do contato da pipa com fios de alta tensão
Publicado: 28/07/2022, 09:25
Uma brincadeira quase virou tragédia na manhã desta quinta-feira (28) em Ponta Grossa. Por volta das 9 horas, um menino de 10 anos estava brincando com uma pipa nas proximidades da rua Horácio Dropa, na Vila Coronel Cláudio, e acabou sofrendo uma descarga elétrica quando o seu brinquedo teve contato com fios de alta tensão. A criança chegou a desmaiar por conta do choque, mas não teve ferimentos graves e foi encaminhada para a UPA Santa Paula.
E se a história não teve um final trágico um dos grandes responsáveis foi o senhor José Alfredo da Silva, de 68 anos; morador da região, ‘seo’ José foi o primeiro a ver o menino desmaiado logo após a descarga elétrica.
"Eu estava passando pelo local e vi que o menino estava caído, com o fio da pipa na mão e a língua enrolada. Consegui tirar o fio com um papel e depois desenrolei a língua dele com o dedo, aí ele conseguiu conversar comigo"
Além do resgate, José Alfredo revelou que a criança vítima do choque estava brincando com um amigo, que relatou os momentos de tensão após o contato da pipa com a rede elétrica. “[A vítima] me contou tudo que aconteceu e onde morava, levei ele até a mãe e a partir daí chamaram o SAMU. Também conversei com o amigo dele, ele me contou que o menino disse que estava com a mão formigando e logo na sequencia caiu”, disse.
ATENDIMENTO
Equipes do Corpo de Bombeiros, com socorristas do Siate, além dos profissionais do SAMU, foram mobilizados para atender a ocorrência na Vila Coronel Cláudio. “Quando nós chegamos, a criança já estava consciente e apenas com queixas por conta da queda. Na sequência confirmamos que ele não teve nenhuma lesão grave, apenas o desmaio por conta da adrenalina do contato”, explica Luis Henrique, médico do SAMU que estava de plantão.
O profissional destacou que a situação poderia ter sido muito pior caso o choque tivesse continuado pelo contato da mão do menino com o fio da pipa, ou seja, a ação do morador José Alfredo pode ter salvado a vida da criança. “O risco de uma situação dessa se tornar grave é grande, principalmente caso o choque se mantenha, a tensão do fio se mantenha. Uma das consequências mais sérias é a parada cardíaca, é preciso tomar muito cuidado”, destaca.
ALERTA
Em seus canais oficiais, a concessionária Copel destaca os riscos de se soltar pipa próximo da rede elétrica e destaca o perigo da atividade. A empresa responsável pela distribuição de energia em Ponta Grossa ressalta que “soltar pipas, papagaios ou pandorgas perto da rede é muito perigoso. Se enroscarem nos fios, não tente tirar. Também não use material ou fio metálico para fazer pipas, pois conduzem eletricidade”, alerta.