Babalorixá de PG recebe título 'Doutor Honoris Causa'
O título será entregue pela Ordem dos Capelães do Brasil e Faculdade Febraica, destinado a personalidades que exerçam contribuições com a cultura, a educação ou com a humanidade.
Publicado: 22/06/2022, 10:38
O título será entregue pela Ordem dos Capelães do Brasil e Faculdade Febraica, destinado a personalidades que exerçam contribuições com a cultura, a educação ou com a humanidade.
Na próxima sexta-feira (24), o Babalorixá Hallison Mocelim embarca a Garulhos/SP para receber o título 'Doutor Honoris Causa', entregue pela Ordem dos Capelães do Brasil e Faculdade Febraica. A honraria é destinada às pessoas que exercem atividade de destaque por contribuição com a cultura, a educação ou com a humanidade. A outorga será na Câmara Municipal de Guarulhos/SP, às19h.
"Receberei o título por indicação, me indicaram e nem fiquei sabendo. Serei o primeiro babalorixá dos Campos Gerais a receber essa honraria" comenta o Babalorixá Hallison Mocelim
Sobre o título
O título 'Doutor Honoris Causa' é a honraria mais importante concedida por uma Universidade à personalidades que tenham destaque por contribuição com a cultura, a educação ou com a humanidade. Conceituação da titulação, a legalidade e maneira de outorga: O significado do nome é proveniente do latim e significa “Doutor por causa de Honra”. Essa titulação não é outorgada por meio de trabalhos acadêmicos ou científicos e menos ainda por meio da defesa de uma tese (ideia original).
Historicamente, um Doutor Honoris Causa recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional - a menos que se especifique o contrário. A pessoa que recebe o título de " Doutor Honoris Causa " pode usar a abreviação "Dr. h. c.".
Atualmente, só existem duas formas de ser Outorgado(a) Doutor(a):
- Fazendo Doutorado.
- Sendo indicado(a) por alguma personalidade ou se inscrevendo. Estas indicações/inscrições serão analisadas por um comitê de mestres universitários que decidirá quem será honrado.
Sobre Babalorixá Hallison Mocelim
Natural de Ponta Grossa/PR, nasceu no dia 12 de abril de 1995. Começou a vida religiosa aos 12 anos , iniciando-se ao Orixá Ogun, com muito esforço e apoio dos familiares alcançou a maioridade dentro da religião. Foi um dos pioneiros que ajudou o candomblé a se difundir no município de Ponta Grossa , seu nome é citado entre as principais lideranças religiosas dos Campos Gerais .
Fundador do Ilê Axé Ogun Goolu, leva cultura e ajuda a todos os que a ele recorrem, destaca-se pela difusão da cultura e religião afro-brasileira na região.