Hospital Universitário abre 10 novas UTIs e oito enfermarias
No total, serão abertos 64 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 43 enfermarias no estado do Paraná
Publicado: 03/06/2022, 11:10
O Hospital Universitário de Ponta Grossa (HU-UEPG) ganhará dez novos leitos de UTI e oito leitos de enfermaria. De acordo com o Governo do Estado, os atendimentos devem começar já a partir da próxima semana.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quinta-feira (2) a abertura de 107 leitos hospitalares, sendo 64 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 43 de enfermaria. Eles estão nas macrorregiões Norte, Leste e Oeste.
A abertura dos leitos foi formalizada após o aumento na demanda em todo o Estado do Paraná, ocasionados pela sazonalidade de doenças respiratórias, que se agravam em estações mais frias, além do atendimento de rotina dos traumas na área de urgência e emergência, que voltaram a se agravar com o retorno da normalidade
Além da ampliação no HU-PG, também receberão novos leitos o Hospital Universitário de Cascavel (11 UTIs e 15 enfermarias), a Santa Casa de Prudentópolis (10 UTIs), o Hospital Regional de Ivaiporã (10 UTIs), o Hospital Regional de Guarapuava (10 UTIs), o Hospital Cruz Vermelha de Castro (três UTIs) e o Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier em Curitiba (10 UTIs e 20 enfermarias).
Dados da Regulação de Leitos mostram que o Paraná possui 2.027 leitos de UTI geral, sendo 1.841 UTI adulto e 186 pediátricas. As ocupações destas unidades fecharam em 93% e 73%, respectivamente, nesta quinta. Já com relação a leitos clínicos, o Estado soma 6.455 enfermarias adulto e 1.978 pediátricas, com ocupações de 49% e 38%, respectivamente.
“A Sesa monitora diariamente a ocupação de leitos e após verificar um aumento da demanda nas últimas semanas iniciou um plano de ação para abertura de mais leitos em todo o Estado. Estes mais de cem leitos fazem parte da primeira etapa dessas aberturas”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
Em fevereiro de 2021, o HU-PG já havia ampliado seu atendimento ao inaugurar uma nova ala, exclusiva para pacientes com Covid-19. Na ocasião, o investimento foi possível graças a uma emenda parlamentar de R$ 4 milhões, destinada pelo deputado federal Aliel Machado (PSB). No total, o prédio tem 20 leitos (UTIs e enfermaria), 1,3 mil m², sala de emergência e consultórios.
Com informações da Agência Estadual de Notícias