Câmara define composição das Comissões internas de 2022
Sete ‘grupos’ analisam todos os projetos de lei, antes de eles serem colocados na ‘Ordem do Dia’ e, assim, discutidos pelos parlamentares.
Publicado: 17/02/2022, 14:39
Sete ‘grupos’ analisam todos os projetos de lei, antes de eles serem colocados na ‘Ordem do Dia’ e, assim, discutidos pelos parlamentares
Com o retorno das atividades legislativas na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) na última quarta-feira (16), os vereadores fizeram a votação para definir a composição das Comissões Permanentes da Casa de Leis. Os sete ‘grupos’ analisam todos os projetos de lei, antes de eles serem colocados na ‘Ordem do Dia’ e, assim, discutidos pelos parlamentares. Agora, as Comissões se reunirão para definir quais serão os presidentes que comandarão cada ‘grupo’.
Na Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), que opina sobre o aspecto constitucional, legal, jurídico, regimental e técnico-legislativo dos projetos de lei, os integrantes de 2022 serão: Ede Pimentel (PSB), Felipe Passos (PSDB), Léo Farmacêutico (PV), Leandro Bianco (Republicanos) e Pastor Ezequiel (Avante). Já na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF), que tem a competência de fazer a análise técnica e apreciar o mérito em seus aspectos econômicos e financeiros, os vereadores serão: Filipe Chociai (PV), Celso Cieslak (PRTB), Julio Kuller (MDB), Missionária Adriana (SD) e Paulo Balansin (PSD).
Além delas, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CECE) será formada pelos seguintes parlamentares: Filipe Chociai (PV), Geraldo Stocco (PSB) e Missionária Adriana (SD). A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade (COSPTTMUA), que analisa o mérito de matérias que digam respeito a prestação de serviços públicos, terá os membros: Filipe Chociai (PV), Izaías Salustiano (PSB) e Paulo Balansin (PSD).
Na Comissão de Saúde e Ação Social (CSAS), que estuda os projetos de lei que digam respeito a Saúde, os vereadores que farão parte do grupo são: Celso Cieslak (PRTB), Divo (PSD) e Dr. Zeca (PRTB). Outro grupo, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente (CAPICTMA), que analisa o mérito das matérias que falam sobre a economia urbana e rural, por exemplo, será composta pelos seguintes parlamentares: Celso Cieslak (PRTB), Jairton da Farmácia (União) e Josi do Coletivo (Psol).
Por fim, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), que zela pelo cumprimento integral da Declaração Universal dos Direitos Humanos, será formada por: Divo (PSD), Joce Canto (PSC) e Julio Kuller (MDB).
Em 2021
No último ano, as Comissões Permanentes tinham a seguinte composição:
- CLJR: Pastor Ezequiel (presidente), Ede Pimentel, Felipe Passos, Jairton da Farmácia e Leandro Bianco;
- CFOF: Paulo Balansin (presidente), Filipe Chociai, Josi do Coletivo, Julio Kuller e Missionária Adriana;
- CECE: Missionária Adriana (presidenta), Geraldo Stocco e Josi do Coletivo;
- COSPTTMUA: Filipe Chociai (presidente), Julio Kuller e Paulo Balansin;
- CSAS: Divo (presidente), Dr. Zeca e Léo Farmacêutico;
- CAPICTMA: Josi do Coletivo (presidenta), Filipe Chociai e Izaías Salustiano;
- CDHCS: Joce Canto (presidenta), Josi do Coletivo e Celso Cieslak.