AMPG orienta escolas sobre prevenção de doenças
O diretor da Associação Médica de Ponta Grossa e professor de Medicina da UEPG, Montemór Netto, debateu com estudantes informações sobre o câncer de mama, nesta semana
Publicado: 01/11/2021, 17:49
O diretor da Associação Médica de Ponta Grossa e professor de Medicina da UEPG, Montemór Netto, debateu com estudantes informações sobre o câncer de mama, nesta semana
A Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG) iniciou uma campanha de conscientização nas escolas da cidade sobre prevenção de doenças. Os primeiros encontros foram realizados no Colégio Alfa, nas últimas quinta (28) e sexta-feira (29), com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e, também, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Comandado pelo médico Mário Montemór Netto, diretor da AMPG, o primeiro debate com os adolescentes teve como tema a prevenção do Câncer de Mama, assunto amplamente discutido no mundo com a campanha do Outubro Rosa.
A ação realizada no Colégio Alfa foi uma iniciativa piloto da AMPG. Na ocasião, Mário Montemór, que é médico patologista e também professor do departamento de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), integrou alguns universitários na conversa com os alunos. “Abordei com os estudantes o que o câncer de mama pode causar no corpo humano e, a partir disso, debatemos as formas de prevenção, diagnósticos, prognósticos e tratamento. Percebemos que os adolescentes tinham várias questões sobre a temática e estamos analisando a possibilidade de elaborar uma cartilha on-line com as respostas das dúvidas mais frequentes, em conjunto com outras instituições”, explica Montemór.
O estudante de Medicina da UEPG, Mateus Presotto, é um dos que participou da ação. De acordo com o acadêmico, a iniciativa foi importante para aprender a perspectiva de um público jovem a respeito do câncer de mama. “Vimos que os adolescentes tinham muitas dúvidas pontuais. No início, os meninos estavam mais dispersos. Com a conversa, eles viram que poderiam levar informações para as mães, avós e que a doença também pode atingir os homens. Acredito que o nosso objetivo de disseminar informações foi cumprido e que conseguimos atrair a atenção dos alunos”, destaca Presotto, que também é membro da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA).
A diretoria da AMPG agora avaliará os resultados para expandir a iniciativa para outros colégios, a fim de que mais pessoas tenham acesso à informação sobre a prevenção de diversas doenças. A intenção é continuar com os trabalhos, abrangendo ainda outros médicos associados interessados em participar. “A AMPG tem o intuito de aproximar os médicos do público em geral. Consideramos essa ação como importante para tentarmos estreitar esses laços e também para que mais profissionais da área se sintam partícipes das ações da Associação”, sustenta o presidente da AMPG, Francisco Barros.