Corrida na Roça movimenta Distrito de Uvaia em PG
Com a participação de mais de 500 atletas, Etapa de Uvaia apresentou paisagens e desafios inéditos aos participantes.
Publicado: 28/09/2021, 09:54
Com a participação de mais de 500 atletas, Etapa de Uvaia apresentou paisagens e desafios inéditos aos participantes
Foi um domingo diferente no Distrito de Uvaia! O evento Corrida na Roça 2021, segunda etapa do circuito, levou mais de 500 atletas, além de familiares e amigos, para curtirem uma manhã de domingo com esporte e lazer, tendo como cenário as belas paisagens rurais da Região dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. A largada e a chegada, tanto para a corrida de sete quilômetros quanto para a caminhada de cinco quilômetros, foram em frente à Capela de Uvaia. O evento também movimentou crianças, a partir de 3 anos de idade, com a corrida kids. Moradores da localidade se surpreenderam com as possibilidades de realizações de grandes eventos que o local proporciona, e que até então não eram cogitados.
Jurandira Maria Chade, moradora do Distrito de Uvaia há mais de 50 anos, viu a movimentação nas proximidades e foi assistir a corrida. “A gente não tem eventos aqui, antes da pandemia era só a festa da igreja, e é a primeira vez que vemos aqui um público tão grande”, destaca.
Além de chamar a atenção dos moradores da área rural, a Corrida na Roça atraiu não só atletas, mas também seus familiares. Francesca Karlesso, de 40 anos, trouxe a família para curtir a paisagem da área rural. Ela veio acompanhada do esposo e do filho. “Enquanto eu corro, ele cuida do bebê, e vice versa, mas hoje ele veio pra curtir mesmo a paisagem e eu vim pra correr”. Francesca mora em Ponta Grossa há mais de 20 anos, e conhecia Uvaia só de passagem. “Conhecia às margens da rodovia e a rua principal do Distrito, mas o trajeto mostrou uma região sensacional, com lindas paisagens e de grande potencial para atletas e também para o lazer”, enfatiza.
E também como parte do propósito do evento, que é de movimentar o setor turístico, a Corrida na Roça foi o motivo para o casal Vaneza de Lima, de 42 anos, e Iverson Correia, de 49 anos, virem de Curitiba para conhecer mais da cidade de Ponta Grossa. “É a segunda vez que estamos em Ponta Grossa, e a primeira foi em agosto, na Corrida na Roça da Cachoeira da Mariquinha, e já estamos inscritos na terceira etapa, ansiosos para conhecer a Cachoeira do Rio São Jorge, nos apaixonamos pela cidade e por esses eventos na roça”, comenta Vaneza. Eles fizeram o trajeto de sete quilômetros lado a lado, de mãos dadas. “A paisagem daqui é linda, e o trajeto mais tranqüilo que a primeira etapa, mas tão desafiador quanto o trajeto anterior”, conta Iverson.
Julia Rosi Souza, de 70 anos, é curitibana e tem familiares aqui na cidade, nesse domingo ela não veio para visitar ninguém, mas pra curtir a paisagem rural junto com os amigos, que também praticam corrida e se organizaram para passar o fim de semana em Ponta Grossa. “Minha filha mora em Ponta Grossa, mas ela nem sabe que estou aqui hoje, vim mesmo pra correr, e o percurso foi muito divertido”, relata Julia, contando que sempre participa de corridas no Paraná, mas que esta é a segunda corrida que participa nos últimos 18 meses, por conta da pandemia da covid-19.
Potencial
Karen Kobilarz, turismóloga da equipe Cavali Pró Eventos, revela que o Distrito de Uvaia como sede de eventos foi uma descoberta. “Há uma estrutura interessante, uma área muito agradável para se passar o dia com a família, com certeza a região tem capacidade para receber muitos outros eventos, e a Corrida na Roça traz uma nova prospecção para esta região, de um local que não é consolidado como atrativo turístico, mas que tem potencial, de oferecer a experiência rural para turistas num futuro breve, e é um achado para realizadores de eventos”, enfatiza.
De acordo com o proprietário da Cavali Pró Eventos, Kleber Cavali, as metas do evento foram alcançadas e todas as expectativas, pelo local inédito da realização, também se cumpriram. “Fomos muito bem recebidos pela comunidade de Uvaia, e a região tem muitas oportunidades, é muito bonita, mas não é promovida, e conseguimos trazer a experiência e a certeza de que há condições de trazer pessoas de forma orientada, com um evento organizado e certamente quase mil pessoas circularam por Uvaia neste domingo”. Segundo ele, a proposta da Corrida na Roça é aproveitar os obstáculos naturais para desafiar os atletas. “Nós não fazemos buracos ou obstáculos, e a região de Uvaia tem obstáculos naturais, tem muitas opções de trilhas, é muito arborizada e ainda o Rio Tibagi que é de uma beleza ímpar”, completa.
Terceira etapa do circuito será dia 24 de outubro
E agora todas as expectativas e esforços se voltam para a terceira e última etapa do circuito Corrida na Roça 2021. “A Cachoeira do Rio São Jorge é de uma beleza exuberante, e já é bastante conhecida, mas o diferencial da terceira e última etapa deste ano são trilhas inéditas, trechos ainda desconhecidos, e essa proposta é possível porque já temos autorização da Prefeitura, da Secretaria de Esportes, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e proprietários, apresentamos a ideia e conseguimos colocar em prática o objetivo de uma prova bastante técnica, com subidas, descidas, em um percurso inédito, muito além das trilhas que já são bastante conhecidas”, descreve Cavali.
Ele adianta, ainda, que o trajeto da Etapa Cachoeira do Rio São Jorge vai passar pela Fazenda Capadócia, que é uma área particular, e ainda por trechos da Represa do Alagados. “Não são as trilhas que muita gente já conhece, pelo contrário, são trechos novos, paisagens únicas, inexploradas e imperdíveis”, completa.
As inscrições para a Terceira Etapa da Corrida na Roça estão abertas no site www.cavaliproeventos.com.br, e o valor individual é R$ 50. Para equipes há possibilidade de solicitar cupom de desconto para inscrever os atletas, que deve ser solicitado pelo email cavaliproeventos@hotmail.com. Também tem premiação, na última das três etapas, para a equipe que, ao final do circuito, somar o maior número de pontos, incluindo maior número de inscritos, classificação geral e classificação por faixa etária, e o prêmio será uma tenda inflável personalizada.
O circuito 2021 da Corrida na Roça teve a primeira etapa realizada na Cachoeira da Mariquinha, com a participação de 420 atletas, no dia 15 de agosto. E a Cavali Pró Eventos encerra o circuito com a terceira corrida, a Etapa Cachoeira do Rio São Jorge, que acontecerá no dia 24 de outubro.
Sobre a Cavali Pró Eventos
A Cavali Pró Eventos promove eventos esportivos e de aventura na Região dos Campos Gerais. A Corrida na Roça, uma das principais marcas da empresa, acontece desde 2016, iniciada com um projeto piloto no Distrito de Guaragi em Ponta Grossa. A partir de 2017, com a fundação da Cavali Pró Eventos, a Corrida na Roça passou a integrar o calendário de eventos esportivos da cidade, com objetivo de proporcionar saúde e entretenimento para toda a família. Foram realizadas ainda corridas no Buraco do Padre, Fazenda Pau Furado, Fazenda Vila Velha, e no Cerradinho, no Distrito de Itaiacoca. A Corrida na Roça também já foi realizada na propriedade Safari’s Farm, no Recanto Botuquara, na Estância Marruá, etapa realizada em prol do Centro de Equoterapia dos Campos Gerais, e ainda a etapa Oak Bier. Neste ano, a Cavali Pró Eventos já promoveu duas etapas da Corrida na Roça 2021, a Etapa Mariquinha com 400 atletas e a Etapa Distrito de Uvaia com a participação de 500 atletas e com diferencial de um espaço inédito para eventos esportivos.
Com informações: Assessoria de Imprensa.