Prefeitura realiza preventivo em mulheres entre 25 e 64 anos | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura realiza preventivo em mulheres entre 25 e 64 anos

Novo ciclo de coletas acontece no sábado (18) das 8h às 17h.

Novo ciclo de coletas acontece no sábado (18) das 8h às 17h.
Novo ciclo de coletas acontece no sábado (18) das 8h às 17h. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Novo ciclo de coletas acontece no sábado (18) das 8h às 17h

Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Departamento de Atenção Primária, está realizando uma série de ações focadas na saúde da mulher. A  terceira ação acontecerá no próximo sábado (18) e terá como foco, novamente, a execução de exames preventivos (Papanicolau) em mulheres entre 25 e 64 anos. A intenção é atingir o público que realizou o último exame há mais de um ano e as mulheres que não conseguem procurar o serviço de saúde durante a semana.

As mulheres devem fazer o agendamento no site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br). O cadastro abre hoje (16), às 8h, e fecha na sexta-feira (17), às 17h, ou até se esgotarem as vagas, pois são limitadas. "As ações estão sendo um sucesso, tivemos bastante procura e os agendamentos se esgotaram de maneira rápida, isso mostra o comprometimento e o cuidado que as mulheres estão tendo com sua saúde. O agendamento será direcionado para as mulheres que coletaram o exame a mais de um ano", explica a enfermeira da linha de cuidado materno infantil, Manon Callaça

A intenção é realizar  as ações pelo menos um sábado por mês até o mês de dezembro. "Estamos realizando o planejamento das ações até o final do ano. Vamos ter um sábado por mês com mutirão, e pretendemos intensificar as ações em outubro, onde faremos o chamamento das mulheres durante todos os finais de semana", destaca a enfermeira. Até o final de 2021, a FMS pretende coletar cerca de quatro mil exames preventivos.

A atividade acontecerá em cinco locais distintos, escolhidos de maneira estratégica para que todas tenham acesso, das 8h às 17h. Serão em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Egon Roskamp, na Santa Paula; Cyro de Lima, em Oficinas; Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas; Rômulo Pazinato, na Nova Rússia e na Sady Silveira, em Olarias. "Se alguma mulher não souber agendar ou não tiver acesso a internet, elas poderão procurar a  UBS mais próxima da sua  residência e conversar com a equipe do local. As equipes estarão cientes da ação e farão o cadastro para a usuária", esclarece Manon.

Outras ações

Dentro das ações relacionadas à saúde da mulher, a FMS também está realizando a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre. Para as mulheres que  tiverem interesse, basta  ir até a UBS mais próxima  da sua residência. "A mulher que procurar o serviço de saúde será agendada para uma consulta na qual será realizada a anamnese, exame físico e orientação sobre  o método contraceptivo, para saber se ela se encaixa nos critérios de inserção do DIU. Se a paciente tiver elegibilidade, será feito um pré cadastro e a mesma será agendada para inserção", diz Manon. 

Serviços ofertados para as mulheres nas UBS

As UBS de Ponta Grossa contam com vários serviços voltados à saúde da mulher, entre eles  estão o planejamento familiar que trata de uma programação para a  mulher que pretende engravidar e quando deve acontecer e também para prevenir uma gravidez  não planejada. Também é realizada a coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de pré-natal, avaliação ginecológica, oferta de testes  rápidos, consulta médica e de enfermagem, entre outros serviços disponíveis para a população geral.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE