UEPG oferta curso online gratuito visando o bem-estar social | aRede
PUBLICIDADE

UEPG oferta curso online gratuito visando o bem-estar social

O curso terá a participação de psicanalista e conteúdos voltados para os cuidados individuais e coletivos no período de isolamento

‘Acolhimento em tempos de crise’ é tema de curso online gratuito.
‘Acolhimento em tempos de crise’ é tema de curso online gratuito. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O curso terá a participação de psicanalista e conteúdos voltados para os cuidados individuais e coletivos no período de isolamento

Para tentar minimizar os efeitos de sofrimento psíquico e criar um espaço para acolhimento social, no cenário de mal-estar vivenciado pelo isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o projeto de extensão “Techné: socialização da EaD como formação e política pública” criou o curso extensionista intitulado “Cuidando de Gente na EaD: propostas de ações críticas e de acolhimento em tempos de crise e isolamento social”.

‘Acolhimento em tempos de crise’ é tema de curso online gratuito.

O curso será fundamentado em referenciais psicanalíticos, antropológicos e sociais, com apresentações conceituais importantes, além de diálogo e reflexões em fórum online, na busca de minimizar os efeitos negativos e contribuir para a estabilidade psíquica em tempos de incertezas quanto ao futuro. Também serão estudados conceitos, como os de angústia e ansiedade, para propor formas de aliviar o sofrimento em tempos de isolamento.

“Neste momento, o que mais temos escutado é: cuide-se! Fique em casa! Cuidar e ser cuidado parece ser o aprendizado mais significativo neste momento. Na EaD também podemos desenvolver essa função! [...] Ela reúne pessoas e as une em torno de causas nobres: estudar, trabalhar, comunicar, criar, ensinar e aprender, entre tantas outras ações importantes para a vida humana”, afirma a Professora Dra. Kelly Cristina Ducatti da Silva, professora Lotada no Departamento de Pedagogia, coordenadora do projeto e também coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

Psicanalista conduzirá as atividades do curso

“Cuidando de Gente na EaD” será ministrado por Célio Pinheiro, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1994) e especialista em Psicanálise.

O profissional possui experiência em projetos voltados para Saúde Preventiva e Saúde Mental, com atuação também nos temas da psicanálise, antropologia da saúde, luto, melancolia e depressão.

Orientações gerais sobre o curso

O projeto de extensão é uma oferta do Nutead/UEPG. O curso será totalmente gratuito e online, com o uso dos recursos tecnológicos do Nutead, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

“Cuidando de Gente na EaD: propostas de ações críticas e de acolhimento em tempos de crise e isolamento social” é aberto para toda a comunidade. Confira abaixo as informações específicas sobre o curso:

Inscrições gratuitas até dia 15/04 pelo endereço específico (clique aqui). Após a liberação da inscrição, será encaminhado o link de acesso ao curso pelo e-mail cadastrado pelo cursista.

Período de realização: 09/04/2020 a 29/05/2020.

Carga horária total: 40h.

Emissão de certificado para cursistas com frequência acima de 75% e nota mínima de 70 pontos.

Para mais informações e dúvidas a respeito do curso, encaminhe um e-mail para jeanp@ead.uepg.br ou entre em contato pelo nosso Facebook ou Instagram

Conteúdo do curso

Serão oito semanas de atividades. Haverá apresentação do projeto, envio de materiais para consulta, como textos, artigos, filmes e vídeos, que serão debatidos com o ministrante e demais cursistas via fórum online. Também haverá atividades para o cursista e a possibilidade de expor situações e tirar dúvidas com o psicanalista que ministrará o curso.

Todos os conteúdos propostos visam contribuir para a compreensão dos fenômenos de sofrimento psíquico desencadeados por momentos de incerteza e mal-estar social generalizado, incluindo depressão, ansiedade, agressividade, angústia, atuando, assim, na diminuição dos efeitos do sofrimento por meio do conhecimento: conhecer liberta.

Os temas estão divididos por semanas, confira:

Semana 1 - A angústia e a vida contemporânea

Semana 2 - A depressão

Semana 3 - Violência Doméstica

Semana 4 - As relações humanas no mundo contemporâneo: as experiências de solidão e isolamento. 

Semana 5 - O mal-estar na civilização ontem e hoje.

Semana 6 - A vida psíquica e a sociedade do consumo: o supereu e o gozo.

Semana 7 - Sociedade de consumo e vida contemporânea: o mundo dos objetos.

Semana 8 - Conclusões e avaliações.

Informações nutead.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE