UEPG oferta curso online gratuito visando o bem-estar social

Ponta Grossa

07 de abril de 2020 18:20

Da Redação


Relacionadas

Educação de PG entrega 300 toneladas de alimentos

“Ponta-grossenses estão dando lição para o mundo”, diz Rangel

Diocese normatiza volta das missas presenciais em PG

Homem é morto com quatro tiros na Vila Santo Antônio
Polícia prende homem que abusava da enteada
Carro capota após batida em cruzamento na Nova Rússia
Vinicius lamenta decisão da Câmara sobre organizações sociais
PUBLICIDADE

O curso terá a participação de psicanalista e conteúdos voltados para os cuidados individuais e coletivos no período de isolamento

Para tentar minimizar os efeitos de sofrimento psíquico e criar um espaço para acolhimento social, no cenário de mal-estar vivenciado pelo isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o projeto de extensão “Techné: socialização da EaD como formação e política pública” criou o curso extensionista intitulado “Cuidando de Gente na EaD: propostas de ações críticas e de acolhimento em tempos de crise e isolamento social”.

‘Acolhimento em tempos de crise’ é tema de curso online gratuito.

O curso será fundamentado em referenciais psicanalíticos, antropológicos e sociais, com apresentações conceituais importantes, além de diálogo e reflexões em fórum online, na busca de minimizar os efeitos negativos e contribuir para a estabilidade psíquica em tempos de incertezas quanto ao futuro. Também serão estudados conceitos, como os de angústia e ansiedade, para propor formas de aliviar o sofrimento em tempos de isolamento.

“Neste momento, o que mais temos escutado é: cuide-se! Fique em casa! Cuidar e ser cuidado parece ser o aprendizado mais significativo neste momento. Na EaD também podemos desenvolver essa função! [...] Ela reúne pessoas e as une em torno de causas nobres: estudar, trabalhar, comunicar, criar, ensinar e aprender, entre tantas outras ações importantes para a vida humana”, afirma a Professora Dra. Kelly Cristina Ducatti da Silva, professora Lotada no Departamento de Pedagogia, coordenadora do projeto e também coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

 

Psicanalista conduzirá as atividades do curso

“Cuidando de Gente na EaD” será ministrado por Célio Pinheiro, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1994) e especialista em Psicanálise.

O profissional possui experiência em projetos voltados para Saúde Preventiva e Saúde Mental, com atuação também nos temas da psicanálise, antropologia da saúde, luto, melancolia e depressão.

 

Orientações gerais sobre o curso

 

O projeto de extensão é uma oferta do Nutead/UEPG. O curso será totalmente gratuito e online, com o uso dos recursos tecnológicos do Nutead, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

“Cuidando de Gente na EaD: propostas de ações críticas e de acolhimento em tempos de crise e isolamento social” é aberto para toda a comunidade. Confira abaixo as informações específicas sobre o curso:

Inscrições gratuitas até dia 15/04 pelo endereço específico (clique aqui). Após a liberação da inscrição, será encaminhado o link de acesso ao curso pelo e-mail cadastrado pelo cursista.

Período de realização: 09/04/2020 a 29/05/2020.

Carga horária total: 40h.

Emissão de certificado para cursistas com frequência acima de 75% e nota mínima de 70 pontos.

Para mais informações e dúvidas a respeito do curso, encaminhe um e-mail para [email protected] ou entre em contato pelo nosso Facebook ou Instagram

 

Conteúdo do curso

 

Serão oito semanas de atividades. Haverá apresentação do projeto, envio de materiais para consulta, como textos, artigos, filmes e vídeos, que serão debatidos com o ministrante e demais cursistas via fórum online. Também haverá atividades para o cursista e a possibilidade de expor situações e tirar dúvidas com o psicanalista que ministrará o curso.

Todos os conteúdos propostos visam contribuir para a compreensão dos fenômenos de sofrimento psíquico desencadeados por momentos de incerteza e mal-estar social generalizado, incluindo depressão, ansiedade, agressividade, angústia, atuando, assim, na diminuição dos efeitos do sofrimento por meio do conhecimento: conhecer liberta.

 

Os temas estão divididos por semanas, confira:

 

Semana 1 - A angústia e a vida contemporânea

Semana 2 - A depressão

Semana 3 - Violência Doméstica

Semana 4 - As relações humanas no mundo contemporâneo: as experiências de solidão e isolamento. 

Semana 5 - O mal-estar na civilização ontem e hoje.

Semana 6 - A vida psíquica e a sociedade do consumo: o supereu e o gozo.

Semana 7 - Sociedade de consumo e vida contemporânea: o mundo dos objetos.

Semana 8 - Conclusões e avaliações.


Informações nutead.

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização