Alunos da rede estadual terão aulas em EAD no PR | aRede
PUBLICIDADE

Alunos da rede estadual terão aulas em EAD no PR

Secretário de Educação do Estado fez uma transmissão para tratar das mudanças no processo de aprendizagem

Alunos(as) assistirão aulas pela TV aberta;
Alunos(as) assistirão aulas pela TV aberta; -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Secretário de Educação do Estado fez uma transmissão para tratar das mudanças no processo de aprendizagem

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, participou de uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (2). Durante a transmissão (clique aqui para conferir), o secretário apresentou ações a serem adotadas para a continuidade do ensino no âmbito da Rede Estadual de ensino durante a pandemia da Covid-19. Desta forma, a expectativa é que os estudantes tenham aula em formato EAD ainda em abril. 

Durante a transmissão, Renato destacou que o período de 20 de março a 2 de abril será considerado antecipação do recesso de julho. O secretário afirmou ainda que pretende, iniciar o processo de educação à distância (EAD) o mais rápido possível. Com isso, o Secretaria de Estado de Educação (SEED) buscará atingir pelo menos 90% dos alunos, evitando a reposição de aulas presenciais.

As primeiras indicações da SEED mostram que todos os professores da rede estadual poderão se inscrever para a gravação das aulas e ainda nesta quinta-feira (2) será lançada uma minuta com os critérios e possíveis benefícios para os docentes que participarem das gravações. A minuta será discutida e, em seguida, lançada oficialmente.

Durante a transmissão, Renato explicou ainda que a SEED pretende fazer a transmissão usando a televisão. O secretário destacou que uma das formas será através da TV aberta, possivelmente usando o canal Paraná Educativa - serão disponibilizados três canais, com cobertura estadual, um canal para 6º e 7º, um canal para 8º e 9º e um canal para ensino médio. Para cada série, haverá um bloco de 5 aulas por dia.

A SEED também tem avançado na criação do aplicativo “Aula Paraná” que poderá ser baixado na Play Store ou Apple Store a partir da semana que vem - o aplicativo não consome o chamado ‘plano de dados’. Segundo o secretário, o  aplicativo permite interatividade com os alunos, chats, provas, atribuição de atividades e com o registro de chamada online (RCO).

Acesso à internet e escolas rurais

Segundo a SEED, o Estado do Paraná vai contratar as operadoras de telefonia móvel para ceder o acesso ao aplicativo 'Aula Paraná', ou seja, o aluno(a) e os professores(as) poderão acessar o aplicativo mesmo sem internet. Já no caso das aulas nas escolas rurais a proposta é que o sinal de TV, em um segundo momento via TV parabólica, possam assistir as aulas pela televisão. 

Alcance de 90% e evitar “reposição”

Segundo o secretário Renato Feder o plano da SEED tem dois pilares: alcançar 90% do total de alunos e evitar a reposição de aulas presenciais. Com isso, o secretário garantiu que os professores da rede estadual serão “protagonistas” da atividade e do aprendizado, mesmo de forma virtual.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE