Em PG, CimSaúde passa atender gestantes de alto risco | aRede
PUBLICIDADE

Em PG, CimSaúde passa atender gestantes de alto risco

HU-UEPG é referência na região para esse tipo de atendimento, mas aumento na demanda para avaliação de casos de coronavírus impede manutenção do atendimento

Ambulatório do CimSaúde assume demanda do HU-UEPG nos próximos dias
Ambulatório do CimSaúde assume demanda do HU-UEPG nos próximos dias -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

HU-UEPG é referência na região para esse tipo de atendimento, mas aumento na demanda para avaliação de casos de coronavírus impede manutenção do atendimento

O ambulatório de Ponta Grossa do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) deve iniciar nas próximas semanas o atendimento de gestantes de alto risco dos municípios que compõe a 3ª Regional de Saúde. Por conta da pandemia do coronavírus, o Hospital Regional Universitário suspendeu este atendimento. “Para não deixar as gestantes desassistidas, o Consórcio irá absorver este atendimento”, explica o presidente do CimSaúde, prefeito de Palmeira, Edir Havrechacki.

O Hospital Regional hoje é a referência no atendimento das gestantes de alto risco na 3ª Regional, mas não está conseguindo manter o atendimento devido ao número de casos diários que recebe para avaliação do coronavírus.

“Estamos estudando a possibilidade e queremos iniciar este atendimento o mais rápido possível, pois as gestantes já tiveram suas consultas canceladas”, aponta a diretora do CimSaude, Pâmella Costa. Atualmente, o ambulatório de Ponta Grossa do Consórcio estava servindo de referência para gestantes de risco intermediário do município, contando com 16 vagas semanais. Já o ambulatório de Telêmaco Borba, que atende os municípios da 21ª Regional de Saúde, já atuava com gestantes de médio e alto risco. “Neste momento estamos fazendo um remanejamento do atendimento para conseguir atender o máximo de pacientes”, explica Pâmela.

Em Telêmaco Borba hoje há 80 vagas para as gestantes de alto risco. “Devemos ficar com 50 semanais em Telêmaco, e 36 em Ponta Grossa, inicialmente”, conta a diretora, destacando que estes números podem ser revistos caso a demanda seja outra. Conforme a diretora, neste período, a diminuição de vagas em Telêmaco Borba não deve ser um problema, já que no último mês, muitas gestantes deixaram de ir nos atendimentos, pela recomendação do isolamento social.

Para o atendimento das gestantes de alto risco e Rede Materno Infantil, o CimSaúde segue utilizando recursos repassados via convênio com Governo do Estado, o Comsus, que é o programa de apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde. Já para os exames que podem ser solicitados, conforme prevê a Linha Guia, que é o protocolo orientador do pré-natal no Estado, poderão ser custeados com recurso da FPO do CimSaúde, recurso esse a ser utilizado pelos municípios e com distribuição per capta no total de R$ 237 mil.

Redes de Atenção à Saúde

O número de consultas da Rede Mãe não é a única afetada no período de pandemia do Coronavírus. Os atendimentos das Redes do Idoso, MACC (de atenção às doenças crônicas), Pediatria e de Saúde Mental já haviam sido suspensas por meio da Portaria 007/2020 do Consórcio. "Estas Redes são amplamente afetadas pelas restrições de circulação", explica o texto da Portaria. Ainda há a questão que estes grupos de pacientes das Redes, fazem parte do maior risco do contágio do Coronavírus.

O remanejamento nos atendimentos da saúde deve permanecer enquanto dure o período da pandemia. "A princípio estamos esperando um prazo de quatro meses, mas não há previsão exata", explica Pâmela.

Informações assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE