Estudante de PG cria ferramenta para acompanhar casos da Covid-19 | aRede
PUBLICIDADE

Estudante de PG cria ferramenta para acompanhar casos da Covid-19

Dispositivo apresenta um mapa do estado alocando casos confirmados

Andressa se formou em Ciência da Computação na própria UTFPR recentemente;
Andressa se formou em Ciência da Computação na própria UTFPR recentemente; -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dispositivo apresenta um mapa do estado alocando casos confirmados

A estudante Andressa Oliveira criou uma ferramenta que apresenta o número de casos confirmados da Covid-19 no Paraná. Aluna do Mestrado em Inteligência Computacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Ponta Grossa, Andressa decidiu usar o conhecimento que tem em análise de dados para criar uma ferramenta demarcando as cidades com casos confirmados (clique aqui para acessar a ferramenta). 

Andressa explica que a ferramenta utilizada para fazer o painel (dashboard) foi o Tableau. “Essa é uma ferramenta de Business Intelligence usada para fazer análise de dados, previsões etc. Ela [ferramenta] é alimentada quase automaticamente com os dados do SESA [Secretaria de Estado de Saúde do Paraná]. Eu recebo alerta quando o SESA atualiza os boletins do COVID19 e baixo o arquivo”, explica. 

A mestranda da UTFPR explica que o  maior problema tem sido que a falta de padronização nos boletins da SESA> “Alguns dias mostram todas as cidades, outros mostram apenas os novos casos. Quando está no padrão com todas as cidades a minha base de dados só compara [os dados]”, explica Andressa. 

Ao falar das inspirações para criar a ferramenta, Andressa destaca que criou a ferramenta com o intuito de colaborar em um momento conturbado da sociedade. “Queria ajudar de alguma forma porque todo dia a gente vê notícias de pessoas tentando contribuir para melhorar a situação e essa foi a forma que eu encontrei de disponibilizar informações confiáveis de forma rápida e fácil”, afirma. 

“A inspiração veio de dashboards [painéis] como o do Instituto Hopkins que adotaram esse tipo de ferramenta para disponibilizar para a população. Então resolvi fazer para o estado do Paraná”, lembra. 

Ferramentas estão sendo usadas em todo o mundo

A estudante explica ainda que a Tableau, assim como outras ferramentas de conhecidas como o Power BI, Click Sense, servem para fazer análise de dados. “Muitas vezes temos bases de dados e não conseguimos demonstrar os resultados. Com ferramentas como estas é possível centralizar os dados, tratar eles, realizar cálculos e até previsões. Essas ferramentas são muito utilizados para auxílio em tomada de decisão”, lembra. 

A estudante lembra ainda que o painel (dashboard) mais famoso atualmente do Covid-19 foi feito pelo Instituto Hopkins, instituição dos EUA que está entre as mais prestigiadas do mundo. “A ferramenta do Instituto Hopkins foi desenvolvida também no Tableau e isso também me inspirou fazer do Paraná”, contou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE