Oferta aRedeShopping
Estudante de PG cria ferramenta para acompanhar casos da Covid-19

Ponta Grossa

30 de março de 2020 16:19

Afonso Verner


Relacionadas

Apoio a torneio de taekwondo rende homenagem à Prefeitura

PG possui 151 Pontos de Entrega Voluntária

Família de Cíntia diz que 'justiça foi feita'

Professor salva cachorro do ataque de cães Pitbull
Cão de faro ajuda na prisão de suspeito de tráfico em PG
Vítimas pedem socorro e testemunhas detêm assaltante
Choque e PRF apreendem caminhão cheio de cigarros
Andressa se formou em Ciência da Computação na própria UTFPR recentemente; Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Dispositivo apresenta um mapa do estado alocando casos confirmados

A estudante Andressa Oliveira criou uma ferramenta que apresenta o número de casos confirmados da Covid-19 no Paraná. Aluna do Mestrado em Inteligência Computacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Ponta Grossa, Andressa decidiu usar o conhecimento que tem em análise de dados para criar uma ferramenta demarcando as cidades com casos confirmados (clique aqui para acessar a ferramenta). 

Andressa explica que a ferramenta utilizada para fazer o painel (dashboard) foi o Tableau. “Essa é uma ferramenta de Business Intelligence usada para fazer análise de dados, previsões etc. Ela [ferramenta] é alimentada quase automaticamente com os dados do SESA [Secretaria de Estado de Saúde do Paraná]. Eu recebo alerta quando o SESA atualiza os boletins do COVID19 e baixo o arquivo”, explica. 

A mestranda da UTFPR explica que o  maior problema tem sido que a falta de padronização nos boletins da SESA> “Alguns dias mostram todas as cidades, outros mostram apenas os novos casos. Quando está no padrão com todas as cidades a minha base de dados só compara [os dados]”, explica Andressa. 

Ao falar das inspirações para criar a ferramenta, Andressa destaca que criou a ferramenta com o intuito de colaborar em um momento conturbado da sociedade. “Queria ajudar de alguma forma porque todo dia a gente vê notícias de pessoas tentando contribuir para melhorar a situação e essa foi a forma que eu encontrei de disponibilizar informações confiáveis de forma rápida e fácil”, afirma. 

“A inspiração veio de dashboards [painéis] como o do Instituto Hopkins que adotaram esse tipo de ferramenta para disponibilizar para a população. Então resolvi fazer para o estado do Paraná”, lembra. 

Ferramentas estão sendo usadas em todo o mundo

A estudante explica ainda que a Tableau, assim como outras ferramentas de conhecidas como o Power BI, Click Sense, servem para fazer análise de dados. “Muitas vezes temos bases de dados e não conseguimos demonstrar os resultados. Com ferramentas como estas é possível centralizar os dados, tratar eles, realizar cálculos e até previsões. Essas ferramentas são muito utilizados para auxílio em tomada de decisão”, lembra. 

A estudante lembra ainda que o painel (dashboard) mais famoso atualmente do Covid-19 foi feito pelo Instituto Hopkins, instituição dos EUA que está entre as mais prestigiadas do mundo. “A ferramenta do Instituto Hopkins foi desenvolvida também no Tableau e isso também me inspirou fazer do Paraná”, contou.

PUBLICIDADE

Recomendados