Audiência pública discutirá tarifa zero no transporte de PG | aRede
PUBLICIDADE

Audiência pública discutirá tarifa zero no transporte de PG

Ponta Grossa pode ser a 3ª cidade do PR com Tarifa Zero no Transporte Público. Acipg quer mais informações sobre o tema

Imagem ilustrativa da imagem Audiência pública discutirá tarifa zero no transporte de PG
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa pode ser a 3ª cidade do PR com Tarifa Zero no Transporte Público. Acipg quer mais informações sobre o tema 

No próximo dia 5 de novembro, a partir das 19 horas, uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) vai debater sobre a tarifa zero no transporte coletivo. A iniciativa é do vereador Felipe Passos (PSDB), que apresentou um projeto de lei que pretende mudar radicalmente o sistema de cobrança do transporte coletivo da cidade.

A proposta é que não haja mais cobrança de tarifa dos passageiros. Em vez de fornecer vale-transporte para seus funcionários, a empresa paga mensalmente uma espécie de “tributo” diretamente para um fundo administrado pela Prefeitura.

Esse valor seria utilizado para custear todo o funcionamento do sistema de transporte público. O valor desse repasse seria baseado no número de trabalhadores empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Estes dados seriam cruzados com os da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O vereador acredita que o projeto pode mudar a maneira com que vários setores se relacionam ao sistema de transporte público. “Com o sistema funcionando nos moldes adequados, há previsão de reduzir de até 25% a circulação de veículos nas vias da cidade. Isso significaria a melhoria no fluxo de trânsito e na circulação de pedestres”, projeta o vereador, que fala também em atender um antigo anseio da população. “Finalmente podemos falar seriamente na instituição do Passe Livre, mas não só para os estudantes”.

"Convido toda a população para que entendamos que não é mágica, não existe o almoço grátis, mas sim organização e quebra de estruturas que geram mal utilização do dinheiro público", finaliza Felipe. A medida está na mira da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Para o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, a Diretoria  da instituição necessita de mais dados para poder se manifestar sobre o projeto. No entanto, afirma que atualmente cerca de 70% da receita do transporte coletivo é oriunda dos empresários, em virtude do vale-transporte, de forma que a mudança não deva onerar ainda mais os setores produtivos. 

“O empresariado já tem um custo alto com o vale-transporte e este gasto não pode subir por causa deste projeto de lei. Não podemos sacrificar as empresas para prestigiar somente o usuário. Temos que ver se esta conta fecha, sem acréscimo no valor para quem pagará pelo serviço. Em virtude disso, precisamos de uma explicação de quem propôs o projeto”, finaliza Fonseca.

Acipg quer discutir o projeto

A reunião da Diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) desta segunda-feira (14)  havia sido reservada para receber o vereador Felipe Passos, que alegou não estar bem de saúde. A intenção era discutir o projeto de lei de autoria do parlamentar, que visa instituir a tarifa zero no transporte coletivo, e que direcionará toda a despesa para os empresários do município, que terá um custo por colaborador, mesmo que este não utilize do sistema.

Com informações da assessoria de imprensa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE