800 catequistas saem em peregrinação neste sábado | aRede
PUBLICIDADE

800 catequistas saem em peregrinação neste sábado

Oração e reflexão constam na programação; encontro acontece em Irati

 As peregrinações acontecem desde 2016
As peregrinações acontecem desde 2016 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Oração e reflexão constam na programação; encontro acontece em Irati

Cerca de 800 catequistas de Ponta Grossa, Imbaú, Reserva, Tibagi, Guamiranga, Imbituva, Castro, Piraí do Sul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Irati passam a tarde deste sábado (19)  em Irati, onde está o maior monumento de Nossa Senhora das Graças do mundo. A viagem faz parte da quarta peregrinação diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, que já visitou o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul; o Santuário Santo Antônio, em Imbituva, e Telêmaco Borba.

A  programação inicia às 13 horas, na colina Nossa Senhora das Graças, com animação, oração e reflexão. Às 15 horas, os catequistas seguem até a Paróquia Nossa Senhora da Luz, onde, às 16 horas, acontece a missa de encerramento da visita. As peregrinações acontecem desde 2016. “Tudo começou no Ano da Misericórdia (2016), quando o Papa Francisco propôs a todos os fiéis uma peregrinação até as diversas portas santas de cada Igreja local. Naquela ocasião, o Papa nos ensinou que peregrinar não é apenas fazer um deslocamento de um lugar para o outro, mas é uma ocasião para refletir se estamos mudando não apenas de lugar, mas de atitudes, se estamos buscando converter o coração ou não”, rememora a coordenadora diocesana da Pastoral, Flávia Carla Nascimento.

Segundo a coordenadora, a peregrinação é também a imagem do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. “A vida é uma peregrinação e o ser humano é viajante, um peregrino que percorre uma estrada até à meta almejada - o Reino de Deus. Nesse caminho não estamos sozinhos, caminhos ao lado de tantos irmãos e irmãs, aos quais devemos nos abrir para juntos semearmos o Evangelho. Então, as peregrinações da Catequese se tornaram ocasião de encontro, celebração da fé e da missão entre os catequistas e também momento propício de reflexão, oração e busca de conversão do coração”, acrescenta Flávia.

A coordenadora explica que a ideia foi percorrer os quatro setores do interior - também para que os catequistas saiam de seus locais e conheçam a Diocese, em toda a sua diversidade. Em 2016, a peregrinação foi no Setor 5; em 2017, Setor 6; em 2018, Setor 8, e, agora, em 2019, o grupo irá ao Setor 7. “Quem sabe em 2020 reiniciemos o ciclo. Vou propor a ideia aos coordenadores na reunião de planejamento, no dia 10 de novembro”, adiantou Flávia.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE