Elizabeth exalta hub logístico e aponta inovação como eixo para o futuro de PG | aRede
PUBLICIDADE

Elizabeth exalta hub logístico e aponta inovação como eixo para o futuro de PG

Prefeita de Ponta Grossa destaca a inovação e a logística como áreas ‘estratégicas’ para o município, que favorecem a instalação de grandes empresas, fomentando o crescimento econômico e a geração de empregos

A prefeita Elizabeth Schmidt concedeu entrevista ao Portal aRede
A prefeita Elizabeth Schmidt concedeu entrevista ao Portal aRede -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Consolidar e aperfeiçoar o posto de Ponta Grossa como uma cidade reconhecida por ser um dos principais polos logísticos do Sul, e trabalhar para desenvolver e impulsionar Ponta Grossa como uma das cidades mais inovadoras do Estado e mais inteligentes do mundo. Esses foram dois dos desafios encarados pela prefeita Elizabeth Schmidt tanto no seu primeiro mandato, iniciado em 2021, quando no segundo, continuado em 2025. 

Nestes quase cinco anos, os resultados para essas demandas foram visíveis. Ponta Grossa recebeu novos investimentos de inúmeras empresas de logística que chegaram à cidade e também de outras que já estavam no município e ampliaram suas atividades. E na área de inovação, com a criação da Agência de Inovação e Desenvolvimento, a cidade viu a evolução e maturação do ecossistema de inovação, que agora está em fase de desenvolvimento, com muito investimento e muitos projetos desenvolvidos e que estão em prática. E sem falar na Estação HUB, um marco nesta área para a cidade. 

GALERIA DE FOTOS

  • A prefeita Elizabeth Schmidt destacou os investimentos em Ponta Grossa.
    A prefeita Elizabeth Schmidt destacou os investimentos em Ponta Grossa.
  • A prefeita Elizabeth Schmidt destacou os investimentos em Ponta Grossa.
    A prefeita Elizabeth Schmidt destacou os investimentos em Ponta Grossa.
 

Confira a entrevista com a prefeita para a PG Competitiva:

Portal aRede: Prefeita, qual é o tamanho da importância das áreas de ‘Inovação e Logística’, temas da nossa Revista PG Competitiva, para a economia de Ponta Grossa? 

Elizabeth Schmidt: São áreas estratégicas. A logística fortalece nossa posição como hub do Paraná, enquanto a inovação nos projeta para uma economia baseada no conhecimento. Estruturamos mais de 60 ambientes de inovação, como o Vale dos Trilhos e o Estação Hub. Eventos como a Connect Week e a InovaWeek reforçam nosso protagonismo e atraem investimentos.

Portal aRede: Hoje, Ponta Grossa é reconhecida por ser um polo logístico. Quais características fizeram a cidade conquistar esse reconhecimento?

Elizabeth Schmidt: Nossa localização estratégica no centro-leste do Paraná, com acesso às BRs 376, 277 e PR-151, nos conecta rapidamente aos principais mercados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Temos ainda malha ferroviária robusta e proximidade com os maiores portos do Sul, facilitando o escoamento de cargas e consolidando Ponta Grossa como hub logístico nacional.

Portal aRede: Nos últimos 15 anos, houve o fortalecimento desse polo logístico, com inúmeras grandes empresas de armazenagem e transporte se instalando, construindo ou expandindo em Ponta Grossa. Quais fatores foram fundamentais para o desenvolvimento desse grande polo?

Elizabeth Schmidt: Investimos fortemente em infraestrutura, atraímos centros de distribuição e valorizamos a qualificação profissional. Contamos com universidades de excelência como a UEPG e UTFPR, além de parcerias com o Senai, SESI e outras instituições. Criamos um ambiente de negócios com incentivos, segurança jurídica e agilidade nos trâmites, o que tem atraído grandes empresas.

Portal aRede: Quais as vantagens para Ponta Grossa em ter um polo logístico tão grande, variado e pujante? O que isso traz de benefícios para a cidade?

Elizabeth Schmidt: O polo gera empregos diretos e indiretos, movimenta a cadeia produtiva e posiciona Ponta Grossa no radar de grandes empresas. Já atraímos nomes como Xbri, Nissin e CristalPET. O impacto é visível: aumento da arrecadação, melhores indicadores sociais e geração de renda. Um modelo de desenvolvimento sustentável, com equilíbrio entre infraestrutura, pessoas e gestão.

Portal aRede: Elizabeth, desde que a excelentíssima senhora assumiu o cargo de líder do executivo, criou a Agência de Inovação de Desenvolvimento. Qual é a sua visão sobre a inovação como um vetor de desenvolvimento para a cidade? O quão importante a inovação é para um município?

Elizabeth Schmidt: A inovação é eixo central do nosso futuro. Com a Agência e o Vale dos Trilhos, promovemos soluções para os desafios urbanos, incentivamos startups, o empreendedorismo social e a transformação digital, inclusive dentro da própria gestão pública. Inovação aqui é política pública com resultados concretos.

Portal aRede: Quais as principais iniciativas desenvolvidas, nesses últimos anos, que fomentaram o Polo de Inovação de Ponta Grossa?

Elizabeth Schmidt: Mais de 60 ambientes foram credenciados, entre eles os Laboratórios de Aprendizagem Criativa nas escolas. Regulamentamos o sandbox regulatório e nos aproximamos de universidades e do setor produtivo. Um marco foi o Estação Hub, revitalizado com R$ 5,5 milhões, com laboratório de ideias, arena para hackathons e sede do Vale dos Trilhos. Também realizamos eventos como a InovaWeek e a Connect Week, que conectam talentos e movimentam a economia criativa.

Portal aRede: No âmbito da inovação, Ponta Grossa ganhou o reconhecimento, por três anos seguidos, como uma das 21 cidades mais inteligentes do mundo. O que isso significa para a cidade?

Elizabeth Schmidt: Ser listada por três anos entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo pelo Intelligent Community Forum mostra que estamos no caminho certo. O reconhecimento valida projetos como o PG Conectada, inclusão digital rural, hortas comunitárias, termelétrica a biogás, capacitações tecnológicas e todo o ecossistema do Vale dos Trilhos. É inovação com impacto real.

Portal aRede: Uma das principais áreas com investimento em inovação, em Ponta Grossa, é a segurança pública. Comente sobre esses principais projetos implantados e seus resultados aos cidadãos.

Elizabeth Schmidt: Implantamos câmeras inteligentes, softwares preditivos e plataformas digitais que garantem ações mais rápidas e eficientes. Isso se traduz em redução de crimes, mais segurança e uma gestão integrada com as forças de segurança.

Portal aRede: Como a prefeitura está trabalhando para que tanto a inovação quanto a logística continuem em expansão e gerando benefícios para a cidade?

Elizabeth Schmidt: Com planejamento estratégico. Ampliamos parcerias com universidades e empresas, criamos editais e espaços colaborativos. Em logística, seguimos investindo em infraestrutura urbana e oferecendo incentivos fiscais. Mantemos Ponta Grossa entre os maiores polos logísticos do Sul.

Portal aRede: E quanto ao futuro, quais são as perspectivas quanto a novos investimentos nesses setores e expansão dos polos logístico e de inovação?

Elizabeth Schmidt: Vamos expandir o Vale dos Trilhos com novos hubs e programas voltados à sustentabilidade e à economia criativa. Na logística, seguiremos com investimentos em infraestrutura e atração de empresas que operem com tecnologias limpas. O futuro de Ponta Grossa é cada vez mais conectado, inovador e competitivo.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right