Master Cargas Brasil deflagra nova fase de investimentos na cidade
Empresa do setor de logística conta com mais de 220 clientes e movimenta mais de 300 caminhões por dia na unidade de Ponta Grossa
Publicado: 03/10/2024, 14:00
Empresa que trouxe uma transformação no setor de logística para Ponta Grossa, a Master Cargas completará 10 anos de atuação na cidade em 2025. Ela chegou inicialmente em um condomínio industrial, locando um barracão, mas com o crescimento de seus serviços, realizou novos investimentos na cidade e hoje conta com uma estrutura própria, no Distrito Industrial, além de disponibilizar de outro barracão em Oficinas (onde era a antiga Monofil), totalizando uma área de 62 mil m² na cidade. Esse valor, entretanto, será mais que duplicado em breve.
"Vai fazer 10 anos que nós estamos trabalhando sendo o único operador logístico de Ponta Grossa com operações ‘full’. Então, ser um operador logístico e ‘supply chain’ que tem armazéns próprios, máquinas, equipamentos próprios, equipe própria, CLT, dentro de um projeto tão inovador como Ponta Grossa, nos posicionou de maneira diferente. Com tudo isso, podendo oferecer preço e alta performance, me enche de orgulho de dizer que fiz um projeto em Ponta Grossa e deu certo”, relata Tania Anselmo, sócio-proprietária da Master Cargas.
A escolha por Ponta Grossa ocorreu porque a Master Cargas estava armazenando, em São José dos Pinhais, cidade onde a empresa foi criada, muitos produtos fabricados no polo industrial ponta-grossense. E isso fez Tania vislumbrar a oportunidade de negócios junto às empresas, para reduzirem seus custos logísticos. Os primeiros contratos foram fechados com indústrias como Crown, Klabin e Heineken, e hoje a Master Cargas tem acordos com inúmeras multinacionais e grandes empresas da cidade.
A presença da Master Cargas permitiu a expansão da produção de muitas empresas, detalha Tania. “Nossa vantagem como operador logístico e supply chain é que o cliente pode focar no que interessa para ele, na produção. Ele pode meter o pé no acelerador e nós vamos ter a área física para receber. Quem assume o risco e a responsabilidade sobre a sazonalidade é a nossa empresa - então a indústria não precisa ter uma área de 20 mil m² para armazenar por quatro meses do ano. Esse foi o maior diferencial: mostrar para a indústria que ela não precisa investir em construção; que ela pode investir em fábrica”, ressaltou a empresária.
Todo o investimento realizado pela Master Cargas nesses anos na cidade deu resultado, a ponto de a empresa superar suas expectativas.
"Quando eu assumi um compromisso com Ponta Grossa, eu sonhava empregar 160 pessoas. E hoje nós estamos com mais de 400 empregos diretos. Então eu fico muito feliz: só no Estado do Paraná temos mais de mil colaboradores. Indiretamente, que circulam entre as nossas operações, entre outras empresas que prestam serviço para nós de carga e descarga, principalmente no transporte, movimentamos mais de 9 mil empregos indiretos"
Hoje, a unidade de Ponta Grossa é considerada uma filial ‘Ouro’, pelo reconhecimento em alta performance. “Nós estamos muito felizes com o desempenho da filial de Ponta Grossa. Ser uma filial Ouro significa que ela tem a melhor e a maior performance do nosso estado, de todos os lugares que nós trabalhamos. Hoje, nós movimentamos mais de 300 carretas por dia dentro do nosso armazém, então é uma potência: trabalhamos 24 horas por dia, todos os dias da semana e estamos buscando sempre a inovação”, explicou Tania Anselmo. Nessa inovação, inclui o desenvolvimento sustentável, tendo conquistado o ‘Selo Verde’ em seu armazém, com placas fotovoltaicas, além de contar com veículos elétricos (empilhadeiras e caminhões).
EXPANSÃO - Com esse desempenho, servindo a 220 empresas, a Master Cargas já vislumbra novos investimentos, para a ampliação de suas instalações na cidade. Em 2023, a empresa assinou, junto ao município, um protocolo de intenções para investir R$ 370 milhões. Uma área já foi doada para a empresa, ao lado das atuais instalações, onde realizará o aporte. “Estamos com potencial de crescimento em torno de 150 mil m² de área dentro do nosso complexo logístico”, esclarece Tania.
NOVAS TECNOLOGIAS - Para o futuro, Tania menciona a busca constante por novas tecnologias, para sempre ter o serviço aprimorado. A Master Cargas sempre prioriza a eficiência e a inovação. “Por isso, todo ano vamos na Gartner, que é na Flórida (EUA), na Canton Fair, na China, buscando sempre inovação, tecnologia, controle de estoque, rastreabilidade de carga, zoom 360 das operações, inventario de maneira rápida e assertiva. Então a parte de inovação, para nós, é ter armazéns estruturados, ter as melhores tecnologias, ter as melhores máquinas, equipamentos e uma equipe altamente capaz de transmitir e executar o que foi contratado”, completa.