Encontro de Tradições confirma sexta edição em Prudentópolis
O festival acontecerá de 27 a 29 de maio, em uma estrutura que será montada na Praça Firmo Mendes de Queirós, no centro da cidade

Maior evento de culturas populares do Paraná, o Encontro de Tradições confirmou sua sexta edição para 2026. O festival acontecerá de 27 a 29 de maio, em Prudentópolis, numa estrutura que será montada na Praça Firmo Mendes de Queirós, no centro da cidade. Pelo palco principal e tendas vão passar mais de 22 apresentações de música e dança, oficinas, vivências, exposições, feira de artesanato e outras atividades culturais – tudo com entrada gratuita. Expressões como o fandango, congada, boi de mamão, cantos indígenas, bumba meu boi, entre outras, estarão representadas.
O Encontro de Tradições deste ano foi aprovado na concorrida seleção pública de projetos do Programa Petrobras Cultural - Novos Eixos, que contou com mais de oito mil inscritos de todo o país e selecionou apenas 140, sendo 10 do Paraná. Do total de selecionados do Paraná, somente três eram festivais. Com a aprovação, o evento será realizado por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Prudentópolis.
“Ficamos muito felizes de obter a aprovação em um Edital tão concorrido e isso é muito importante para o Encontro de Tradições, pois dá condições para que possamos ir até as comunidades populares em diversas regiões do Paraná fortalecendo um circuito de diálogos e intercâmbios.”, afirma Lia Marchi, pesquisadora, cineasta e curadora do evento que há 28 anos documenta em filmes e livros as festas tradicionais. “Esta edição trará novidades e contaremos também com convidados de fora do Estado. O Encontro está crescendo e chegando as novas gerações mostrando nossas riquezas e diversidades. Com este patrocínio da Petrobras podemos mostrar o Paraná com visibilidade nacional”.
EVENTO CRESCEU
Com o patrocínio da Petrobras, o evento cresceu e ganhou uma fase de preparação que inclui várias viagens pelas comunidades tradicionais do Paraná com ações de preparação para as apresentações dos grupos no festival, como destaca Lia Marchi. “Este trabalho preliminar terá oficinas para capacitar comunidades na elaboração de projetos culturais, capacitação da equipe em medidas de acessibilidade, preparação de atividades ambientais ligadas às culturas populares. Nas viagens, passaremos por cidades como a Lapa, Palmeira, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Nova Laranjeiras, entre outras”, explica Lia, que ministrará encontros para elaboração de projetos culturais para grupos tradicionais.
Ainda na fase de pré-produção do evento, oficinas também serão realizadas para educadores em Prudentópolis. “Neste caso, o objetivo é que os temas das culturas tradicionais que estarão presentes no Encontro sejam trabalhados previamente em sala de aula, preparando e ampliando o aprendizado”, completa Lia.
HISTÓRICO
A primeira edição do Encontro de Tradições foi realizada em 2017, em Antonina. A partir dali, iniciou sua trajetória pelo Paraná, passando por Palmeira (2019), Curitiba (2022), Adrianópolis (maio de 2024) e Piraquara (dezembro de 2024). Em todas as edições, conseguiu envolver as comunidades locais e artistas de todo o estado, sempre com bom público e uma participação grande de crianças e jovens.
6º ENCONTRO DE TRADIÇÕES
Quando: 27 a 29 de maio de 2026;
Local: Praça Firmo Mendes de Queirós, Prudentópolis - PR;
Mais em: www.encontrodetradicoes.com.br;
Siga: www.instagram.com/encontrodetradicoes/.
CONFIRA UM RESUMO DA NOTÍCIA:
Festival confirmado para 2026: O 6º Encontro de Tradições será realizado de 27 a 29 de maio, na Praça Firmo Mendes de Queirós, em Prudentópolis, com entrada gratuita e mais de 22 atrações de culturas populares.
Aprovação em edital nacional: O evento foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural – Novos Eixos, via Lei Rouanet, garantindo recursos para ampliar a programação e fortalecer o intercâmbio cultural no Paraná.
Expansão e ações preparatórias: Além do festival, haverá oficinas, capacitações e visitas a comunidades tradicionais em várias cidades do estado, reforçando a valorização das culturas populares e o envolvimento de educadores e jovens.
Com informações da assessoria de imprensa.





















