Oscar 2026: Adolpho Veloso é indicado à Melhor Fotografia por 'Sonhos de Trem'
Brasileiro vem conquistando prêmios ao longo de 2025 pela cinematografia do filme, que já está disponível na Netflix
Publicado: 22/01/2026, 11:05

O diretor brasileiro Adolpho Veloso, 37, entrou na lista de filmes indicados ao Oscar 2026 de Melhor Fotografia.
Com o filme "Sonhos de Trem", da Netflix, ele conquistou uma vaga para concorrer na principal premiação do cinema, que anunciou todos os selecionados nesta quinta-feira (22).
Sua contribuição representa o Brasil com uma produção internacional que chamou a atenção da crítica especializada. Veloso ganhou um prêmio no Critics Choice Awards 2026, na mesma categoria em que foi indicado ao Oscar.
"Sonhos de Trem" retrata a história de um homem comum, um lenhador que ajudou a construir pontes e ferrovias nos Estados Unidos no início do século XX.
A narrativa se desenvolve quando ele conhece uma jovem que transforma completamente sua vida, levando-os a construir uma família. No entanto, o enredo sofre reviravoltas devido às transformações sociais e tecnológicas da época.
Quem é Adolpho Veloso
O caminho do cineasta até Hollywood começou ainda no Brasil, em produções como "Rodantes" (2021), "El Perfecto David" (2021) e a minissérie "Mosquito" (2020). Também dirigiu projetos internacionais, como a série "Becoming Elizabeth" e o curta "American Cancer Story", além da televisão, atuou como diretor em videoclipes como "Ameianoite" de Pabllo Vittar e Gloria Groove.
Trabalhou com diretores como Heitor Dhalia no documentário "On Yoga", que chamou a atenção de Clint Bentley, à época em busca de alguém capaz de transitar entre a ficção e o documentário, uma combinação que foi essencial em "b" de 2021, quando trabalharam juntos, e em "Sonhos de Trem".
Informações: CNN




















