Desenhadores de Rua encerra com entrega de 10 mil postais em mais de 50 locais de PG | aRede
PUBLICIDADE

Desenhadores de Rua encerra com entrega de 10 mil postais em mais de 50 locais de PG

Projeto distribui gratuitamente materiais que valorizam a memória urbana da cidade e consolidam a circulação da produção artística local

Os cartões-postais, que reúnem parte dos mais de 200 desenhos produzidos pelos 20 alunos-artistas
Os cartões-postais, que reúnem parte dos mais de 200 desenhos produzidos pelos 20 alunos-artistas -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto Desenhadores de Rua, realizado pela artista visual Rute Yumi, com produção da Inspire Projetos Criativos e da Estratégia Projetos Criativos, concluiu oficialmente suas atividades com a entrega de 10.000 cartões-postais a instituições culturais, turísticas, educacionais e comunitárias de Ponta Grossa. A ação marca o fechamento de um ciclo que envolveu formação artística, saídas de campo, exposição, mostra itinerante e a construção de um amplo acervo visual sobre a cidade.

Os cartões-postais, que reúnem parte dos mais de 200 desenhos produzidos pelos 20 alunos-artistas, passam agora a circular entre moradores, turistas e frequentadores de espaços culturais e de serviços. A distribuição contemplou mais de 50 instituições e locais de ampla circulação, como as secretarias municipais de Cultura e de Turismo, Museu Campos Gerais, PROEX, SESC Estação Saudade, além de instituições de promoção turística, hotéis, cafés, veículos de comunicação, atrativos turísticos e espaços religiosos.

Para João Guilherme Baggio, gerente executivo do Senac – unidade Ponta Grossa, os postais ampliam a percepção da cidade como espaço vivo, plural e repleto de camadas históricas e afetivas. “O impacto da circulação dos postais é muito grande: mais pessoas passam a enxergar os mesmos lugares com outros olhos. Isso amplia repertórios e nos torna culturalmente mais ricos”, afirma.

Responsável pela produção do projeto, Rafaela Prestes, da Inspire Projetos Criativos, destaca que a circulação dos cartões-postais o olhar coletivo sobre a cidade. “Os postais devolvem à população o que ela mesmo inspirou. São fragmentos da cidade transformados em linguagem visual, que agora retornam como objetos culturais acessíveis. É um gesto que reforça pertencimento, memória e aproximação com a arte”, ressalta.

“Levar pra casa um trabalho autoral produzido em uma cidade que você visita é diferenciado. O cartão postal agrega muito mais na memória afetiva dos locais em que a pessoa visitou na cidade”, comenta João Guilherme Martins de Castro, presidente do Visite Ponta Grossa, instituição responsável por promover a cidade no âmbito do turismo de negócios e eventos.

O projeto

O Desenhadores de Rua é uma iniciativa de formação artística conduzida pela artista visual Rute Yumi, centrada no desenho de observação como prática de leitura e interpretação do território como registro de patrimônio e memória. Realizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com apoio da Copel e parceria do SESC Estação Saudade, Faculdade Senac e Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, o projeto promoveu oficinas gratuitas em oito Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dois Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Cecon), visitas mediadas, exposição de mais de 80 desenhos na Galeria Ponto Azul, circulação itinerante por terminais urbanos e a publicação de um catálogo digital, além da distribuição dos 10 mil cartões postais. O projeto tem produção da Inspire Projetos Criativos e Estratégia Projetos Criativos.

Com informações de assessoria de imprensa 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right