Conheça Dom João Braz de Aviz, ex-Bispo de PG que pode ser o substituto do papa
O Cardeal é catarinense e atuou na cidade no ano de 1998
Publicado: 26/02/2025, 17:04

Nos últimos dias, a saúde do Papa Francisco tem chamado a atenção do mundo. O líder da Igreja Católica foi internado no dia 14 de fevereiro por conta de uma pneumonia bilateral, um tipo de infecção grave que afeta os dois pulmões. Apesar da estabilidade no quadro médico, há movimentações para saber um possível substituto caso o papa venha a óbito, e um deles já passou por Ponta Grossa.
HISTÓRIA - Nascido no dia 24 de abril de 1947, Dom João Braz de Aviz é de Mafra, Santa Catarina. O Cardeal, que é considerado um dos homens de confiança do Papa, já atuou na cidade de Ponta Grossa em 1998, onde ficou até julho de 2002, quando assumiu como 3º Arcebispo de Maringá. Em 2004, Dom João foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília, diretamente pelo Papa João Paulo II.
Durante o conclave de 2013, que elegeu o Papa Francisco, Dom João Braz estava entre os possíveis cotados para ser o novo líder do catolicismo. Nesse mesmo período, aqui no Brasil, o cardeal chegou a criticar os chamados “Padres Cantores”, ao afirmar que eles haviam saído do essencial da fé católica.
Em outra fala pública, o líder religioso afirmou que o Vaticano havia se tornado um lugar mais transparente, onde não se lidava mais com dinheiros sujos, ou que não se sabia a origem. Tudo isso graças ao Papa Francisco.
Além de Dom João Braz, o Brasil possui outros oito possíveis bispos para assumir o cargo de papa. São eles: Dom Paulo Cezar Costa (57); Dom Leonardo Steiner (74); Dom Sérgio Rocha (65); Dom Jaime Spengler (64); Dom Odilo Scherer (75); Dom Orani João Tempesta (74); e Dom Raymundo Damasceno Assis (88).