Doutores Palhaços levam o Carnaval para os hospitais
Figurinos coloridos e músicas carnavalescas alegram pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde
Publicado: 26/02/2025, 00:30

Nesta semana, a Organização Não Governamental Doutores Palhaços SOS Alegria realiza uma atividade especial para pacientes e seus acompanhantes, bem como para os colaboradores de hospitais de Ponta Grossa. O Bloquinho do Risotril adianta o clima de Carnaval com brincadeiras e músicas, além de um figurino especial, mas sem tirar o jaleco.
Ao som de marchinhas em paródias bem-humoradas, os artistas passam pelos corredores do Hospital Universitário (HU), Santa Casa de Ponta Grossa, Hospital do Coração Bom Jesus, Centro Hospitalar São Camilo e Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI) e o Ambulatório da UEPG.
Para Micheli Vaz, coordenadora artística dos Doutores Palhaços, o Bloquinho de Carnaval é muito mais do que uma celebração. É uma oportunidade de levar a energia festiva do Carnaval para dentro dos hospitais. Segundo ela, por meio das cores e do riso, são proporcionados momentos de leveza e descontração, que são tão necessários para quem enfrenta desafios de saúde.
“O que nos move é a certeza de que a arte não tem fronteiras. Ela pode florescer em qualquer lugar, inclusive dentro dos hospitais. O humor, com suas propriedades terapêuticas comprovadas, tem o poder de transformar o ambiente hospitalar, trazendo bem-estar para pacientes, familiares e equipes”, disse Micheli.
Bruno Madalozo, coordenador-geral da ONG, comenta que as ações respeitam as normas de biossegurança, exigidas nos hospitais, bem como prestigiam também os colaboradores das instituições de saúde.
“Sabemos que as equipes trabalham incansavelmente, lidando diariamente com situações intensas e desgastantes. Nosso Bloquinho é também um respiro de alegria para esses profissionais, um lembrete de que a arte e a cultura podem transformar até os ambientes mais difíceis em espaços de esperança e humanização”, finaliza Madalozo.
O trabalho dos Doutores Palhaços SOS Alegria nos espaços de saúde faz parte do Plano Anual “Salvando Risos” da Organização Doutores Palhaços SOS Alegria, aprovado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Pronac nº 248282), e recebe o patrocínio das empresas DAF Caminhões, PACCAR Financial e Grupo Barigui, contando com apoio do Premium Vila Velha Hotel, com produção executiva da ABC Projetos Culturais.
NOVOS VOLUNTÁRIOS - Para quem admira o trabalho dos Doutores Palhaços e quer fazer parte do elenco, a instituição vai selecionar até 25 pessoas para atuarem em espaços de saúde na cidade de Ponta Grossa e região, após receberem capacitação e treinamento. O edital e as inscrições estão disponíveis online. As inscrições vão até o dia 14 de março de 2025 e podem ser feitas pelo site https://sosalegria.org/processo-seletivo-2025, onde está disponível o edital com mais informaçõees.
Com informações de assessoria.