Projeto Santa Arte apresenta novo espetáculo em março
“O melhor presente do mundo” levará ao público mensagem sobre a importância da presença de pessoas que amamos
Publicado: 19/02/2025, 16:10

O projeto Santa Arte prepara a estreia do espetáculo “O melhor presente do mundo” no dia 30 de março, no Teatro Marista. Iniciado em 2024 através de uma parceria entre a ABC Projetos Culturais e a Santa Casa de Ponta Grossa, o projeto promove aulas de teatro semanais a pacientes, familiares e profissionais da saúde, propiciando através da arte uma ressignificação do próprio ambiente hospitalar e da relação das pessoas com os desafios que envolvem a saúde.
O Santa Arte é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio das empresas Postos Mahle, Grupo Fancar, Morro Chato Agropecuária, Supermercado Rickli e Colégio Sepam, além do apoio do Colégio Marista Pio XII, do Premium Vila Velha Hotel e da ONG Doutores Palhaços – SOS Alegria.
As oficinas são ministradas todas as quartas-feiras pelos artistas Bruno Madalozzo e Michele Vaz, com a direção artística de Raul Figueiredo. As atividades acontecem na sede da ONG Doutores Palhaços - SOS Alegria, com ensaios também aos finais de semana.
Em novembro do ano passado o grupo já apresentou o espetáculo “O Expresso Azul: entre encontros e despedidas”, no Teatro Marista, envolvendo o público num roteiro emocionante que abordou o dia a dia de um hospital, as relações que pacientes constroem entre si e com os profissionais de saúde enquanto estão em tratamento, e as idas e vindas do ambiente.
“O Projeto Santa Arte tem transformado a experiência dos nossos assistidos, trazendo mais humanização e conforto para pacientes, familiares e colaboradores. Acompanhamos cada etapa do desenvolvimento do projeto, que culminou na emocionante apresentação de novembro; agora, retomamos os ensaios para mais uma exibição em março, fortalecendo ainda mais essa iniciativa”, afirma Juarez Antôni Carvalho, provedor da Santa Casa de Ponta Grossa.
NOVO ESPETÁCULO - Em março o projeto apresenta a peça "O melhor presente do mundo", que narra a história de uma menina que perdeu o avô e encontra apoio através de um amigo “inusitado”, que ganha vida para mostrar a ela a força dos laços afetivos. Segundo Raul Figueiredo, o roteiro foi construído com base em um mote que a equipe da Santa Casa lhe trouxe com algumas palavras-chave, como amizade, respeito, saúde, acolhimento e amor.
"A peça trabalha a ideia de que o maior presente da vida é ter alguém ao nosso lado. Muitas vezes as pessoas estão juntas, almoçando na mesma mesa, mas separadas pelo celular e pela falta de diálogo. O melhor presente do mundo é a presença real de quem amamos", explica Raul.
O oficineiro do projeto, Bruno Madalozo, conta que durante os ensaios os integrantes passam por todos os personagens propiciando uma construção coletiva do espetáculo. “Com isso, cada um também acaba desenvolvendo a persona do papel que assumirá”, destaca.
PAPEL DO PROJETO - Para a diretora geral do projeto Alessandra Bucholdz, da ABC Projetos Culturais, o Santa Arte tem um papel fundamental em promover o desenvolvimento pessoal do indivíduo através da arte. “A experiência com o teatro é libertadora. Promove a empatia, coloca as pessoas em diferentes papéis, explorando os sentimentos e a relação do indivíduo com o mundo”, considera.
Juarez Antôni Carvalho, provedor da Santa Casa, enfatiza que o projeto integra uma série de cuidados oferecidos pela instituição para além dos atendimentos médicos. “Como referência no tratamento de doenças graves, atendemos muitos pacientes que enfrentam jornadas longas de recuperação. Por isso, iniciativas como o Santa Arte são fundamentais, oferecendo ferramentas terapêuticas que complementam a assistência hospitalar”, afirma.
Luana Veridiane de Lima, assistida da Santa Casa e integrante do projeto, se mostra entusiasmada para os ensaios deste ano. “Nas aulas a gente faz grandes amizades, aprende sobre respiração, aprende a controlar a ansiedade e a viver cada momento… O projeto tem que continuar para que outras pessoas possam conhecer e sentir essa alegria”, finaliza.
Com informações de assessoria.