Rede Municipal de Ponta Grossa recebe projeto circense
As ações serão gratuitas para as escolas municipais como contrapartida do projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo da cidade
Publicado: 02/04/2024, 10:53
A trupe Friends Produções chega à Ponta Grossa para levar a arte, a cultura e a tradição circense para as escolas municipais. O Encanto do Circo irá realizar seis apresentações para os alunos das escolas selecionadas e seis oficinas como contrapartida do projeto, mostrando a capacidade que a arte tem de levar entretenimento, qualificação, oportunidade de novas profissões e qualidade de vida por meio das atividades físicas. O objetivo é proporcionar uma experiência lúdica e cultural para as crianças, que muitas vezes não tem acesso ou não conhecem a arte circense.
Durante a apresentação, o público irá conhecer a história de uma menina que sonha em ser bailarina, mas não acredita que isso seja possível. No entanto, o destino dela mudará ao conhecer um palhacinho e uma trupe muito legal. Com show de malabarismo, mágica, acrobacias aéreas e muitas travessuras, o Encanto do Circo mostra a importância de acreditar nos sonhos e a respeitar as diferenças. Durante as oficinas, os artistas irão ensinar de forma didática sobre a história do circo, seguido de um aquecimento para as crianças e a oficina prática com tecido e lira.
A Friends Produções é composta pelos artistas circenses Fernanda Novak (direção de produção e acrobacias), Willy Palácios (palhaçaria e malabarismo) e Alisson Novak (bailarino, acrobata e faixa aérea), que também se apresentam com o Circo Medrano. Ações como essas são frequentes na caminhada dos artistas, que além de circular com o circo de lona, também realizam apresentações menores em praças, colégios e associações. Para Fernanda, que trabalha como acrobata há 20 anos, a experiência de levar a cultura circense para as crianças é muito especial. “Nós compartilhamos muito mais que um trabalho, nós levamos um pedacinho do que é nosso dia a dia e nossa vida com o circo. Viabilizar projetos por meio de leis de incentivo à cultura é de extrema importância para quem vivem da arte como nós”, explica Novak.
Assim como o Encanto do Circo, diversos projetos foram aprovados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), que tem como objetivo garantir a distribuição eficiente dos recursos e a execução de projetos em todo o território nacional, além de fortalecer o setor cultural em decorrência das dificuldades enfrentadas diante da pandemia da COVID-19.
Acessibilidade - Como forma de democratizar o acesso à cultura, os espetáculos circenses irão circular pelas escolas acompanhados de uma intérprete de libras. Além disso, foram escolhidas escolas que possuem facilitadores de acesso, como rampas, corrimões e demais adaptações para pessoas com deficiências físicas. A acessibilidade também será feita nas redes sociais por meio das legendas #ParaCegoVer.
GALERIA DE FOTOS
Das assessorias