Artista de PG faz sucesso com galeria de arte em Curitiba | aRede
PUBLICIDADE

Artista de PG faz sucesso com galeria de arte em Curitiba

As paredes do local já estão cobertas exclusivamente por obras de arte de sua autoria

Sua inspiração surge das viagens, das músicas que ouve, das suas impressões, que são anotadas como matérias-primas
Sua inspiração surge das viagens, das músicas que ouve, das suas impressões, que são anotadas como matérias-primas -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Grande incentivador da formação de novos artistas, Luiz Arthur Montes Ribeiro, reconhecido artista visual, literato e Chef de Cuisine, há dez anos vinha oferecendo o espaço da galeria de arte que leva o seu nome, para promover a carreira de profissionais iniciantes. A galeria é sediada no Instituto Montes Ribeiro (IMR), sob sua direção. No local é preservada a memória de sua família, na Sala Museu, onde há a exposição de itens que foram utilizados por seus ascendentes. No acervo do IMR, há mais de 3.200 objetos catalogados.

No ano corrente, Luiz Arthur optou por um novo norte às atividades da sua galeria de arte. As paredes do local já estão cobertas exclusivamente por obras de arte de sua autoria. Além dos quadros, estão à mostra livros e poesias assinados por ele. “A partir deste ano, quero trabalhar somente em prol da minha expressão artística, em pinturas, literatura e gastronomia; uma vez que já iniciei minha carreira internacional”, diz ele.

Explica que uma das razões para esta mudança é a questão de tempo. “É humanamente impossível gerenciar eventos de outros artistas, sendo que tenho uma carreira a ser exercida”, assinala. Salienta que sempre foi um grande mobilizador da arte na região Sul do Brasil, ao investir e divulgar outros profissionais. Como colecionador de destaque, continua seu colecionismo com as obras de outros artistas. “A arte representa o meu viver e a sintonia com o mundo, quando encontro o meu verdadeiro eu”, reflete.

Sua trajetória nas artes visuais e na literatura tem sido dividida em séries. Atualmente, está fascinado pelo mundo das borboletas, com suas cores vibrantes, leveza e beleza. Passa pela poesia na escrita do livro “Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários”, que retrata “momentos de amor vividos com mulheres espetaculares, bem resolvidas e felizes”. Da escrita ele passa para as telas. Passeia pela série de pinturas “Borboletas Aladas” há cerca de três anos. Continua criando aquarelas, objetos, telas à óleo, acrílica e desenhos com o tema.

Outras fases foram marcadas por florestas, árvores, araucárias, peixes e corações, além das silhuetas de rostos e corpos femininos. Destaca que a mulher é muito importante nas suas inspirações e expressões. A fase dos peixes o faz recordar da passagem bíblica da sua multiplicação, por Jesus Cristo, fundamentais para a alimentação das comunidades que moram em regiões litorâneas e fluviais.

Sua inspiração surge das viagens, das músicas que ouve, das suas impressões, que são anotadas como matérias-primas para desenvolver o material artístico. “O espetáculo da minha vida é poder dirigir o Instituto Montes Ribeiro, onde sou artista, escritor e chef de cozinha”, finaliza.

Artista Multifacetado - O ponta-grossense (PR) Luiz Arthur Montes Ribeiro dedicou-se às artes desde os 13 anos. Radicado em Curitiba desde 1980, continuou sua formação artística em ateliês, em pintura à óleo, acrílica, desenho da figura humana, aquarela, cerâmica e ilustração botânica. É investidor de obras de arte de outros profissionais. Assim, tornou-se um dos principais colecionadores privados de artes do sul do País.

Frequentou pós-graduação em Artes Plásticas na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Assinou exposições em Secretarias de Cultura dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Paraíba. Esteve presente em Maputo (República de Moçambique) e Madri (Espanha).

Premiado no Salão Nacional de Artes Hércules Florence (São Paulo, 1996, Medalha de Ouro), e no Salão Nacional da Sociedade Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, 2014, Medalha de Prata), entre outros. Suas obras estão em acervos particulares, museus e Secretarias de Cultura no Brasil e exterior.

Foi Curador Oficial do Centro Cultural Brasil-Espanha e do Centro Cultural Brasil-Telecom (ambos em Curitiba). Nas duas instituições realizou projetos nas áreas de artes visuais, literatura, música, folclore, dança e cinema, nacionais e internacionais. Fundou o Instituto Montes Ribeiro (IMR) em Curitiba. Catalogou mais de 3.200 peças da sua família. Parte deste acervo está exposta na Sala Museu do Instituto. Outras estão acondicionadas em reserva técnica.

Literatura - O talento de Luiz Arthur ultrapassa os limites das artes visuais para a expressão escrita. Publicou onze livros com as temáticas de Educação e Poesia, sendo redigidos na sua Língua Pátria, além de inglês, espanhol e francês. Editou um uma obra digital e um livro em Braille, numa iniciativa em parceria com o Instituto Paranaense dos Cegos (IPC), que inclui culturalmente a pessoa com deficiência visual. É membro efetivo do Centro de Letras do Paraná (CLP) e da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA).

O alquimista da mesa - No IMR, realiza-se também como Chef de Cuisine, com a cozinha autoral, perfumada e artística. Exerceu a atividade em várias cidades do País e também na Espanha, França e Estados Unidos.

Serviço: - As atividades do Instituto Montes Ribeiro e da Galeria de Arte Luiz Arthur Montes Ribeiro voltam a partir do dia 25 de março.

O agendamento de visitas deve ser feito pelo WhatsApp (41) 999181-0220 ou contato@institutomontesribeiro.com.br

Dias e horários para visitação:

Quintas e sextas-feiras das 14h às 19h.

Sábados das 10h às 14h.

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE