Evento debate acessibilidade cultural em PG nesta sexta | aRede
PUBLICIDADE

Evento debate acessibilidade cultural em PG nesta sexta

1° Seminário de Acessibilidade Cultural de Ponta Grossa terá mesa redonda e oficinas sobre o tema

Intérprete de Libras em atuação no Festival Multiverso TriZ em Ponta Grossa
Intérprete de Libras em atuação no Festival Multiverso TriZ em Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Teatro CECI recebe nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 19h30, a abertura do 1° Seminário de Acessibilidade Cultural de Ponta Grossa. A mesa redonda, gratuita e aberta à comunidade, tem como proposta discutir sobre acessibilidade em espaços culturais e a programação artística na cidade, no que diz respeito ao acesso à cultura e arte de modo igualitário. O seminário é realizado pela Inspire Projetos Criativos, com direção da produtora cultural Rafaela Prestes.

O evento debaterá o que é a acessibilidade cultural, quais as principais legislações em nível regional e nacional, quais as carências do setor cultural de Ponta Grossa e as experiências pessoais dos convidados. Compõem a roda de conversa o tradutor e intérprete de Libras Jonatas Medeiros (Curitiba/PR); o audiodescritor e consultor Manoel Negraes (Curitiba/PR); a superintendente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Keila Carneiro; e os artistas e produtores culturais ponta-grossenses Geovana Salgueiro e Robert Salgueiro (Palhaço Picolé).

Segundo Rafaela Prestes, a organização do evento é pensada para abordar os temas nas diferentes áreas, como Artes Cênicas, Artes Visuais, Artes Populares, Audiovisual, Literatura e Música. “Serão discutidas diversas frentes de acessibilidade, como física, visual, auditiva e cognitiva, além de tratar formas de ‘quebrar’ as barreiras arquitetônicas, atitudinais e tecnológicas", afirma.

A curadora considera o seminário essencial pois, segundo ela, a falta de conhecimento e debates sobre acessibilidade é uma das barreiras para que as leis municipais a respeito do tema não se traduzam em inclusão. “Em Ponta Grossa temos, ao menos, oito instituições de atendimento a pessoas com deficiência, contudo, na Cultura ainda não se faz fortalecida uma política de aplicabilidade de leis e direitos. O seminário pretende impactar a classe artística e seus agentes próximos, a fim de reconhecer que nós, pessoas sem deficiência, vivemos em um estado de privilégio. E para transformar a realidade é preciso, antes de tudo, conhecimento”.

Além da mesa de abertura, o 1° Seminário de Acessibilidade Cultural terá ainda uma oficina de Audiodescrição voltada ao público de Artes Cênicas (teatro, dança e circo) e uma palestra com o tema ‘Acessibilidade Digital’, apresentando problemas e soluções para o acesso de pessoas com deficiência auditiva e visual às informações presentes na internet.

O evento conta com a parceria da Estratégia Projetos Criativos e do Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI), e foi aprovado no Edital 011/2023 - Concurso Cultural para Propostas de Circulação, Formação e Produção Artístico-Culturais Alusivas aos 200 Anos de Ponta Grossa, com incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultural e Conselho Municipal de Política Cultural, através do Fundo Municipal de Cultura.

Com informações: assessoria da imprensa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE