APLA lança livro de memórias 'Ponta Grossa, qual a sua Saudade?' | aRede
PUBLICIDADE

APLA lança livro de memórias 'Ponta Grossa, qual a sua Saudade?'

Obra nasceu a partir de um concurso cultural idealizado pela presidente da entidade, Dione Navarro, durante a pandemia de Covid-19

Antologia “Ponta Grossa, qual a sua saudade?”, será publicado domingo (17)
Antologia “Ponta Grossa, qual a sua saudade?”, será publicado domingo (17) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em comemoração aos 200 anos da cidade de Ponta Grossa, a Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA), lançará no próximo domingo (17), a Antologia “Ponta Grossa, qual a sua saudade?”, publicada pela Editora CriativaMente. A obra nasceu a partir de um concurso cultural idealizado pela presidente da entidade, Dione Navarro, durante a pandemia de Covid-19, através do qual os participantes inscreveram crônicas e poemas relatando qual a sua saudade na e da cidade de Ponta Grossa. A ideia original em tempos de aridez pelo isolamento estimulou as lembranças e o resultado foram textos diversificados de elevado valor literário e de carga de saudades. As memórias reveladas pelo concurso abarcaram 58 lugares diferentes, desde recantos naturais como o Parque Vila Velha e o Buraco do Padre a praças, bairros; espaços que não existem mais como o antigo Zoológico de Ponta Grossa e até a gastronomia foi lembrada como na referência à Padaria Glória e à Pastelaria Primor. O certame contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Ao término do concurso, a comissão organizadora composta pelas escritoras Alana Águida Berti, Dione Navarro e Renata Regis Florisbelo considerou que o material inscrito deveria ser transformado em livro, como uma forma de homenagear a riqueza cultural da nossa cidade. De acordo com Dione “Sentimos que, com a proposta deste concurso, tocamos a alma dos ponta-grossenses, que traduziram poeticamente suas memórias nostálgicas em forma de singelezas. Encantos que mereciam ficar registrados nos 200 anos de PG em forma de uma coletânea única. Esse é nosso presente ao bicentenário Princesino”. Alana Águida Berti destacou “a exuberância emocional e saudosista que os textos e poemas trouxeram”. Para Renata “alguns autores trouxeram de volta sua alma de criança em relatos sensíveis e tocantes, como no texto: Um reino chamado Santa Paula”.

Antologia “Ponta Grossa, qual a sua saudade?”, será publicado domingo (17)
Antologia “Ponta Grossa, qual a sua saudade?”, será publicado domingo (17) |  Foto: Divulgação
  

Para a capa do livro foi selecionado um trabalho da artista visual Rute Yumi Onnoda, que tem um rico acervo de croquis de locais e fachadas na cidade registrado ao longo de sua participação no projeto “croquis urbanos”. A obra conta com a participação de 51 autores.

SERVIÇO:

Lançamento: Livro “Ponta Grossa, qual a sua saudade?”

Local: SESC Estação Saudade. Rua Fernandes Pinheiro, 77 - Centro - Ponta Grossa.

Data: 17 de setembro de 2023

Horário: 15h

Evento gratuito e aberto ao público

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE