Alunos do Sepam transformam livros em peças de teatro | aRede
PUBLICIDADE

Alunos do Sepam transformam livros em peças de teatro

A atividade é trabalhada com as turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental

Apresentação teatral dos alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Sepam I
Apresentação teatral dos alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Sepam I -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Colégio Pontagrossense Sepam expandiu neste ano letivo um projeto que utiliza técnicas de teatro nas aulas de Língua Portuguesa para trabalhar livros de literatura. A iniciativa envolve os alunos do Ensino Fundamental I, do 1° ao 5º ano e surgiu a partir de uma atividade realizada com a turma do 4º ano em 2022. Os estudantes apresentam as peças teatrais, originadas da leitura e interpretação das obras exigidas nos planos bimestrais da disciplina, no auditório do Colégio Sepam para as turmas do Fundamental I.  

Em 2022, o livro utilizado foi ‘O Pequeno Príncipe’. Durante o primeiro bimestre do ano os alunos realizaram a leitura da obra, e a partir de então, passaram a preparar a peça, figurinos, falas, maquiagens e acessórios, baseados na história do livro. O objetivo da ação é trabalhar a linguagem do teatro dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Como a atividade foi bem recepcionada pelos alunos no ano passado, o Colégio decidiu ampliar a ação e dar continuidade. 

Na primeira semana de maio deste ano, as turmas do 3º ao 4º ano apresentaram as peças teatrais. O 3° ano trabalhou com o livro ‘Mudanças no Galinheiro Mudam as Coisas por Inteiro’, da autora Sylvia Orthof. O 4° ano leu e ensaiou ‘O Pequeno Príncipe’, de Antoine Saint-Exupéry, e o 5° ano trabalhou com o livro ‘O Extraordinário’, da autora R. J. Palacio. No próximo semestre, é a vez dos estudantes do 1° e 2° ano realizarem a apresentação.  

No projeto, participam todos os docentes de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano, além do professor de Teatro, Renan Simionato, que avalia o método como uma forma de entusiasmar os alunos e um modelo de aprendizagem. "Eles compraram a ideia, com esse método entendem a história, os personagens e dão vida ao que leram. Os estudantes adquirem uma carga emocional durante esse processo, entendem as emoções para poderem transmiti-las e, também, se preparam para enfrentar desafios, entre eles subir no palco", explica o professor.  

Para a professora coordenadora do Ensino Fundamental I, Ana Carolina Baggio, o objetivo de retomar e amplificar a ação é usar o teatro como uma ferramenta para trabalhar aspectos da linguagem e performance dos alunos. "Os nossos objetivos foram trabalhar com o gênero do teatro, que faz parte do currículo, desenvolver a oratória dos alunos e quebrar a barreira da exposição, de se apresentar e subir no palco. Os alunos têm a oportunidade de apresentar trabalhos em sala, mas o teatro amplia essa experiência. Com isso acabamos descobrindo novos talentos", relata a professora.  

Os interessados em conhecer mais esse e os demais projetos desenvolvidos pela instituição podem visitar o Colégio, localizado na rua General Carneiro, 1.171. Para mais informações sobre as matrículas, contate o (42) 3225-2677 ou acesse o site. 

Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE