Músico lança livro de composições sobre os Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Músico lança livro de composições sobre os Campos Gerais

Nesta produção, os pequenos ponta-grossenses vão conhecer diversos elementos do patrimônio cultural e natural da cidade e dos Campos Gerais por meio de 15 canções que abordam costumes, tradições e lendas da região.

Nesta produção, os pequenos ponta-grossenses vão conhecer diversos elementos do patrimônio cultural e natural da cidade e dos Campos Gerais por meio de 15 canções que abordam  costumes, tradições e lendas da região.
Nesta produção, os pequenos ponta-grossenses vão conhecer diversos elementos do patrimônio cultural e natural da cidade e dos Campos Gerais por meio de 15 canções que abordam costumes, tradições e lendas da região. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O livro infantil “Acalanto Princesino" será lançado nesta sexta-feira (04), às 19h, no Sesc Estação Saudade. A obra é o mais novo projeto do músico e professor Silvestre Alves Gomes, que ao longo de duas décadas tem trabalhado para disseminar o tropeirismo e a cultura regional para além do município. Nesta produção, os pequenos ponta-grossenses vão conhecer diversos elementos do patrimônio cultural e natural da cidade e dos Campos Gerais por meio de 15 canções que abordam  costumes, tradições e lendas da região. 

O evento contará com sessão de autógrafos e um pocket show ao vivo feito pelo próprio autor, para o público apreciar as músicas escritas para o projeto. Além disso, a noite também conta com programação para as crianças, com contação de histórias ministrada pela artista Letícia Teixeira. A entrada para o evento é gratuita. 

O projeto é realizado através do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC) e conta com o patrocínio da Belgotex do Brasil. O objetivo é divulgar e tornar acessível o conhecimento de histórias e manifestações culturais que são parte da identidade do paranaense e do ponta-grossense. Para Silvestre, este momento é fruto de um trabalho de mais de quinze anos, iniciado em sala de aula com os alunos, que curiosos, queriam saber mais sobre a cultura da região em que moravam. 

Com o passar do tempo, os professores também começaram a procurar os materiais do artista para mostrar para suas turmas. O músico também passou a disponibilizar suas produções em hotéis rurais e espaços turísticos naturais da região, aumentando ainda mais a procura por novos materiais autorais.  “É um produto que favorece diversos campos, como a educação, a cultura e o turismo, mas acima de tudo o “Acalanto Princesino” tem como principal meta passar a mensagem de que todos precisamos valorizar as coisas que nós temos aqui na nossa região, que é tão bela e tão rica culturalmente”, explica. 

Entre os temas abordados nas quinze composições estão as histórias sobre o surgimento de lugares característicos da região, o folclore e as lendas passadas de geração em geração, os animais que habitam os espaços naturais, a vegetação do Paraná e os pontos turísticos que já se tornaram referência nos Campos Gerais. 

As canções escritas no livro são acompanhadas por ilustrações, além de um QR code que direciona o leitor ao áudio com a música correspondente, ampliando a experiência de leitura. Também estão disponíveis na obra as partituras das músicas, possibilitando o aprendizado de tocá-las em instrumentos musicais. “Esse projeto como um todo é uma conversa entre os acordes do meu violão, o canto, a literatura e o amor pela região dos Campos Gerais. Este lançamento está sendo preparado com muito carinho, para que todos conheçam o projeto e se sintam acalentados, como o próprio nome do livro”, declara. 

Contrapartida

Como contrapartida cultural, o projeto pretende levar apresentações musicais gratuitas em formato de pocket shows com as músicas de “Acalanto Princesino” e contação de histórias para 10 escolas públicas da cidade, a fim de trabalhar com as crianças as temáticas das músicas de forma interativa. O projeto ainda prevê a realização de uma palestra no canal do Youtube do músico, dirigida a professores, a fim de apresentar os trabalhos que podem ser realizados a partir da obra. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE