Luva de Pedreiro e a caça pelos likes: psicóloga aponta emboscada
Dra. Maria Rafart explica como o sucesso não é garantia de sossego, tranquilidade e uma justa monetização
Publicado: 14/09/2022, 17:00
A profissão de digital influencer é relativamente recente, e ainda muito democrática: os conteúdos mais publicados e repercutidos nas redes sociais são justamente aqueles que não precisam de base acadêmica para serem produzidos.
Qualquer um, em qualquer idade e condição, pode hoje se tornar uma estrela. Esta ideia é muito tentadora, e leva muitos jovens a produzir conteúdo digital, em detrimento até de sua dedicação aos estudos ou qualquer outra atividade.
Contudo, até quando é bem-sucedida, a caça pelos likes pode ser uma emboscada: não é o sucesso de um influencer que vai garantir o seu sossego, a sua tranquilidade e uma justa monetização.
Há meses, Luva de Pedreiro, rapaz simples, está no olho do furacão entre o sucesso público e uma má administração da carreira por terceiros. Como as janelas de sua vida estão escancaradas, milhões de seguidores acompanham a novela em que se disputam os direitos sobre sua carreira.
Ao apagar seu conteúdo e anunciar sua retirada das redes sociais, causou surpresa. Os motivos não foram revelados, mas as situações estressantes que vieram à tona nos últimos tempos podem sugerir uma crise de burnout.
A Síndrome de Burnout é caracterizada, principalmente, por sentimentos de exaustão e incapacidade diante do trabalho. Por isso, o burnout é considerado uma doença ocupacional. Como muitas das características são as mesmas da depressão, às vezes o diagnóstico é um pouco complicado de se estabelecer.
Estar cansado de vez em quando porque um dia de trabalho foi extenuante é uma coisa: a sensação de desânimo, cansaço permanente, seja físico ou mental, pode sugerir, sim, que o burnout está se instalando e que é hora de puxar o freio nas atividades, porque se corre o risco de uma piora dos sintomas. Pode ser que Luva de Pedreiro esteja em busca deste descanso.