Sustentabilidade: materiais reciclados se tornam arte
São diversos produtos que podem ser desenvolvidos através de itens reciclados.
Publicado: 18/02/2022, 10:20
São diversos produtos que podem ser desenvolvidos através de itens reciclados
A reutilização de materiais recicláveis para o artesanato tem ganhado cada vez mais o gosto do público, mas ainda existe um grande preconceito envolvendo esse tipo de arte.
A Casa do Artesão de Ponta Grossa tem uma série de produtos feitos com itens reciclados que ajudam a preservar o meio ambiente e tornar útil uma coisa que muitas pessoas jogariam no lixo. São vasos, caixinhas organizadoras, itens decorativos, para a Páscoa estão sendo fabricadas cestinhas com caixas de leite, entre outros diversos produtos.
Uma das técnicas utilizadas na produção é a papietagem, que consiste em transformar papéis em vasos ou outros produtos utilizando cola e tinta. Apesar de não poder molhar, os objetos se tornam um lindo item de decoração e tudo é produzido com qualidade, podendo durar por muito tempo se receber os devidos cuidados, sem falar no custo acessível que chama a atenção de todos os públicos.
Os principais itens utilizados na produção são vidros, latas, filtro de café, caixa de leite, restos de madeira e tecidos, e garrafas pet.
A artesã Célia, veio de Florianópolis e tem contribuído nas produções para a Páscoa, a artista é especialista em reutilizar os materiais. "Tudo o que eu vejo, que eu olho, e que são resíduos que vão para a natureza e prejudicam, eu tenho uma visão de que posso fazer algo e uso caixinha de leite, filtro café, e as garrafas", conta a artesã.
Célia também fala que o trabalho deveria ser mais valorizado, pois além de ajudar o meio ambiente, ele também é muito bonito e bem produzido.
O descarte inadequado do lixo pode causar danos ambientais severos que prejudicam o planeta. Reciclar e reutilizar materiais é uma forma de preservar o meio ambiente e até mesmo o tornar útil novamente ao transformar esses materiais em arte, decoração e artesanato.
Confira os itens produzidos pela Casa do Artesão na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Ponta Grossa próximo à Concha Acústica.