Crônicas dos Campos Gerais: ‘No fim da trilha’ | aRede
PUBLICIDADE

Crônicas dos Campos Gerais: ‘No fim da trilha’

Texto de autoria de Sueli Maria Buss Fernandes, Professora aposentada de Ponta Grossa

Sueli Fernandes é professora aposentada nascida em Ponta Grossa e filha da escritora, trovadora e artista plástica Amalia Max.
Sueli Fernandes é professora aposentada nascida em Ponta Grossa e filha da escritora, trovadora e artista plástica Amalia Max. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Texto de autoria de Sueli Maria Buss Fernandes, Professora aposentada de Ponta Grossa

Uma excursão levou-me, num dia gelado de agosto, a conhecer a Pequena Ucrânia dos Campos Gerais: Prudentópolis. O portal ucraniano já indica que seus habitantes são descendentes dessa etnia, cerca de 80% da população. Terra das cachoeiras gigantes. São mais de 100. O Salto de São Francisco tem a maior queda do sul do Brasil. A água despenca em queda livre por 196 metros, o equivalente a um prédio de 60 andares e, antes que toque o solo, converte-se em branca névoa.

O Salto de São João é denominado Monumento Natural, cercado por uma floresta de araucárias a servir-lhe de moldura. Dentro do parque os turistas seguem por uma trilha pavimentada, desfrutando o frescor da flora que cerca a trilha e dos pequenos animais silvestres que passeiam tranquilos. Para atingir o mirante mais próximo da cachoeira são 1400 metros de caminhada. O panorama tira o fôlego pela beleza e o preparo físico é importante.Trechos com escadarias cujos degraus largos exigem esforço. Outras cachoeiras também são foco dos visitantes amantes da natureza. O Salto Barão do Rio Branco, Salto São Sebastião, a Cachoeira Perehouski.

Um povo alegre, festeiro e que gosta de dançar. Promove festas juninas que duram dez dias. Formaram o Grupo Folclórico Vesselka que conserva as tradições do povo ucraniano. Naquela excursão participei da comemoração dos 60 anos do grupo. Uma noite ucraniana, com música, dança e pratos típicos: borsch, cutiá, pierogi... Os comensais ficam com o prato decorado usado no jantar, como lembrança do evento. “Capital da oração”, possui uma centena de igrejas. A Igreja de São Josafat com seu rito bizantino, quatro abóbodas em forma de cruz, é um exemplo da religiosidade que lhe conferiu esse título.

Prudentópolis produz um doce mel que é comercializado em todo o estado. Destaque para um produto típico e muito consumido, a “krakóvia”, um parente da linguiça que conhecemos. Feita com a carne nobre do porco e defumada, tem um sabor inigualável. A maior produção agrícola é o feijão preto. A produção é comemorada anualmente com uma feijoada. Não é qualquer feijoada. Para servir centenas de pessoas que comparecem à festa é usada uma panela de 12 toneladas, que só uma grua é capaz de movimentar. Posicionada, os bombeiros são convocados a higienizá-la para preparar a mais brasileira das iguarias.

Uma experiência inesquecível!  Conheça, encante-se com seus sabores e encha seus olhos de pura magia.

Texto produzido no âmbito do projeto Crônica dos Campos Gerais da Academia de Letras dos Campos Gerais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE