Nossa Casa Viva traz receita típica dos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Nossa Casa Viva traz receita típica dos Campos Gerais

Live do projeto realizado pelo Sebrae/PR une gastronomia, cultura e produtos paranaenses

Live terá a participação da chef Rosane Radecki, de Palmeira.
Live terá a participação da chef Rosane Radecki, de Palmeira. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Live do projeto realizado pelo Sebrae/PR une gastronomia, cultura e produtos paranaenses

Acontece neste sábado (26), às 11 horas, mais uma transmissão do projeto Nossa Casa Viva, realizado pelo Sebrae/PR, e que reúne chefs de várias regiões do Paraná e produtos que integram o movimento Origens Paraná – alguns com Indicação Geográfica (IG), ou que possuem Selo Alimentos do Paraná. A empreendedora e chef Rosane Radecki, proprietária do Restaurante Girassol, em Palmeira e Ponta Grossa, vai ensinar o preparo do pão no bafo com porco Moura.

Na proposta do projeto, cada receita leva um ou mais ingredientes tipicamente paranaenses. Conforme a chef, serão utilizados na receita o porco Moura, que é uma raça nativa brasileira, com aptidão para banha. Todo seu sistema fisiológico e biológico difere do porco industrial. Submetido à criação ao ar livre, o animal entrega uma carne muito complexa e delicada ao mesmo tempo, em sabor, textura e cor.

Para o produtor de porco Moura, Felipe Nicolau Soifer, o projeto que busca valorizar a culinária paranaense é indispensável para “guardar” a cultura, os hábitos e a história de uma comunidade. “A relação produto típico com a culinária caseira é uma forma de expressão cultural, da vida de um povo”, comenta.

Além da carne suína, a chef vai utilizar, no preparo do pão, farinha do Projeto Trigo de Origem, da Moageira de Irati, na região dos Campos Gerais.  Já a carne será cozida com a cerveja Katarina, da Usina Malte Cervejaria, instalada na Colônia Witmarsum.

“O pão no bafo é uma receita típica de Palmeira, por isso, a escolha do prato. Fico feliz em poder mostrar meu trabalho e agregar a história do prato e as parcerias que temos, regionalmente”, acrescenta a chef.

A consultora do Sebrae/PR, Daniele Martins Machado, destaca o sentido empreendedor e histórico que envolve o evento.

“O projeto evidencia o agronegócio, gastronomia e o turismo do Paraná, mostrando produtos de qualidade e valorizando nossa cultura. A Rosane, retrata isso nos seus empreendimentos, utiliza produtos de qualidade e de produtores locais e possui ainda certificação do Selo de Qualidade no Turismo”, comenta.

A transmissão deste sábado (26) é gratuita e será realizada a partir das 11 horas, no canal do Sebrae/PR no Youtube. Para participar, basta se inscrever no site https://www.nossacasaviva.com.br/ e preencher o formulário solicitado. Além das lives, o projeto também contempla a produção de materiais impressos com as receitas e montagem de pontos de venda dos produtos típicos.

Sobre os produtos

No projeto Nossa Casa Viva, as nove receitas contam com um ou mais elementos tipicamente paranaenses, que fazem parte do movimento Origens Paraná ou do Selo Alimentos do Paraná. O primeiro reúne produtores em ações de vendas e de valorização de produtos regionais, além de trabalhar pela obtenção do registro de Indicação Geográfica, concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, com valor intrínseco e identidade própria. Já o Selo Alimentos do Paraná é uma certificação de gestão e qualidade para alimentos e bebidas, disponibilizado por um grupo de entidades. As empresas passam por auditorias por certificadoras de referência e realiza ações de consultoria, serviços tecnológicos, eventos e ações de expansão de mercado. Ao todo, oito produtos paranaenses já possuem IGs e outros 23 também buscam o registro.

Confira a agenda de lives e as receitas:

26/09 - Rosane Radecki – Palmeira – Pão no bafo com porco Moura

03/10 - Silvana Gnata – Morretes - Caldeirada com frutos do mar

10/10 - Polyana Cristina De Souza – Londrina- Sukiyaki e tempurá de legumes

17/10 - Guilherme Biesek - Itapejara D’Oeste - Costelinha suína assada com melado de Capanema e mostarda picante em crosta de erva-mate de São Mateus do Sul

24/10 – Ana Paula Segatto – Maringá – Angu de milho com porco na lata

31/10 - Vania Krekniski – Curitiba - Paleta de cordeiro e legumes assados

Assessoria de imprensa Sebrae:

Patrícia Biazetto - (42) 98827-9194

Adriano Oltramari – (41) 3330-5895/ 992320502

www.pr.agenciasebrae.com.br

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE