Crônica da Semana é de Antonio Marques de Castro | aRede
PUBLICIDADE

Crônica da Semana é de Antonio Marques de Castro

'Viajando pelos Campos Gerais – querida cidadezinha de Tibagi'

Antonio Marques de Castro é Agente Administrativo da Prefeitura de
Telêmaco Borba.
Antonio Marques de Castro é Agente Administrativo da Prefeitura de Telêmaco Borba. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

'Viajando pelos Campos Gerais – querida cidadezinha de Tibagi' 

Tibagi é possivelmente o passeio preferido do telemacoborbense. Ainda que estes “monte-alegrenses” tenham sido inseridos um tanto ou quanto “forçosamente” na afamada Rota dos Tropeiros, pois da mesma não foram pioneiros.

Mas quem não curte apreciar belezas naturais a nos prestigiar com suas maravilhas em seus próprios “desfiladeiros”? E para tal, sigamos a rota dos tropeiros...

Para você que é “de cá”, um povo hospitaleiro “aguarda-te-lá”!

Dá um “salto” e puxa seus nervos, ali a campina é alta e santa é a rosa. Paredões e fendas, parques, rios, riachos, cachoeiras e algumas lendas. E muita prosa.

Café colonial, churrasco de carneiro; café em “Cristal”, almoço à la “Tropeiro”!

Tibagi sempre à sua “mercê”! Desde a praça central, centro cívico e ladeira afora; nunca rompera seus “paredões”. De machadinho à motosserra, desta à esteira. Desbravaram estas terras algumas gentes estrangeiras. Fizeram delas grandes produtoras de grãos. Entre lendas e mitos, folclores e ritos, carnavais e outras festas mais... Preservou-se o jeito e a simpatia dessa gente hospitaleira. Tibagi, sempre recebendo a todos com bastante amor, tornou-se referência na organização do melhor Carnaval do interior – do interior do Paraná.

Suas belezas naturais e a simpatia de seus agentes de turismo, a fizeram também destacar-se no cachoeirismo – entre tantas outras belezas, como a do Guartelá.

Aguarda-te-lá enquanto eu fico cá, passeando e sempre por Tibagi passando; indo e voltando para lá e para cá. Sigo a minha rota da qual Tibagi faz parte. A eternizando nesta minha arte, a levarei comigo em prosa e verso por toda parte.

Texto escrito no âmbito do projeto Crônicas dos Campos Gerais da Academia de Letras dos Campos Gerais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE