Concurso selecionará textos de alunos de PG para livro

Mix

09 de julho de 2020 10:41

Da Redação


Relacionadas

Os Desafios dos museus em tempos de Pandemia

Vestidos: Elegância e estilo para todas as ocasiões

Gigaleak: o controverso vazamento da Nintendo

Nova versão de 'Mulan' será lançada diretamente no Disney+
Crônicas dos Campos Gerais: ‘O menino que vi’
Pizzaria Halley lança promoção em pizzas e calzones
Criador do Festival de Teatro estará no Aula Show
PUBLICIDADE

Histórias sobre a relação entre netos e avós estão sendo contatas para estimular a participação das crianças durante o Programa Vem Aprender, da SME

Alunos do 4º e do 5º ano da rede municipal de ensino de Ponta Grossa poderão ver seus textos publicados num livro digital, que será lançado no mês de setembro. A iniciativa faz parte de um concurso literário lançado em parceria entre a Editora ABC Projetos e a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, com o apoio da Belgotex do Brasil e do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura – PROMIFIC. A divulgação ocorre no Programa de Aulas Vem Aprender, da SME, no quadro Baú de Memórias.

A proposta de realização do concurso literário surgiu a partir do livro infantil “Coisas de Sofias”, da jornalista e escritora Alessandra Perrinchelli Bucholdz. O livro aborda a relação entre a Sofia filha da autora com sua bisavó, que tem o mesmo nome. “As conversas e as brincadeiras entre as duas são inspiradoras e nos trazem uma lição sobre doação e respeito mútuo”, afirma a jornalista.

Segundo Alessandra, a ideia do concurso é estimular as crianças a escreverem suas próprias histórias e a valorizarem a participação das pessoas com mais idade em suas vidas. “Esse concurso literário traz para a criança a percepção que além de autora da sua própria história, ela ainda pode ser personagem e compartilhar suas vivências”.

“Este trabalho visa envolver nossos alunos na produção literária, exercitando também as habilidades de comunicação, interpretação, criação e escrita. Isso porque o tema da atividade é a relação entre as crianças e seus avós ou bisavós. Eles vão primeiro conhecer a história de seus familiares, para depois colocar no papel. Algo de grande valor, especialmente agora, que muitos estão distantes de seus familiares”, conta a secretária de Educação, professora Esméria Saveli.

A Secretaria Municipal de Educação produziu a leitura da história para o Programa de Aulas Vem Aprender, realizado pela SME e exibido diariamente pela TV Educativa e redes sociais. Além desta, estão sendo feitas diversas leituras de obras que promovem a interação entre netos e avós, a fim de estimular a imaginação e a participação das crianças. “Está sendo incrível contar histórias tão afetivas. A relação entre avós e netos deve ser muito estimulada, valorizando o respeito e a valorização daqueles que vieram antes de nós e nos proporcionaram nada menos que a vida”, conta Liz Angela Gonçalves, contadora de histórias que interpreta as histórias.

Concurso

As crianças poderão entregar seus textos na escola até o dia 17 de julho. Cada escola irá selecionar uma história que a representará. Uma comissão será responsável por escolher cerca de 30 textos que irão compor o e-book, que terá distribuição gratuita pela internet.

Coisas de Sofias

O livro tem ilustrações do artista ponta-grossense Élio Chaves e apresenta uma linguagem interativa. Através de QR Codes o leitor pode acessar fotos e documentos narrados, como imagens da bisa durante o período em que foi levada para a Alemanha pelos nazistas, documento da imigração para o Brasil, vídeo sobre a culinária polonesa que a bisa ainda preserva e depoimento das duas Sofias. 

 

PUBLICIDADE

Recomendados