Crônicas dos Campos Gerais: ‘Os óculos’ | aRede
PUBLICIDADE

Crônicas dos Campos Gerais: ‘Os óculos’

O texto de hoje é de autoria de Aline Sviatowski, ex-acadêmica de Direito da UEPG

A ponta-grossense Aline é ex-acadêmica de Direito na Uepg, caloura de farmácia na Usp e segue buscando os sonhos na Medicina e na escrita
A ponta-grossense Aline é ex-acadêmica de Direito na Uepg, caloura de farmácia na Usp e segue buscando os sonhos na Medicina e na escrita -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O texto de hoje é de autoria de Aline Sviatowski, ex-acadêmica de Direito da UEPG

            Vinte e dois. O número de dias em que o jovem operário da indústria cervejeira deixou seus filhos em expectativa para o grande passeio. Seu filho mais velho, sua filha mais nova e o cão tão branco quanto leite fresco. Todos acordavam e dormiam à espera. Todo dia, um dia a menos; toda hora, uma hora a menos.

            Segunda-feira, ao sair para o trabalho, o jovem pai era acompanhado do cão. Rex. Seguia-o até a imponente indústria. Cinco da tarde, fiel e pontualmente, o cachorro ia buscar o seu dono, desde sua casa até a porta da fábrica. Até uma lambida de cerveja ganhava, pois parecia gostar do malte ao balançar seu rabo em sinal de alegria, mas suas reais recompensas eram o afago discreto e algum graveto pelo caminho. Alguns quilômetros de caminhada. Janta. Polenta ao cão, sopa de repolho ao pai.

            Terça, quarta, quinta, sexta, sábado. Finalmente, domingo! O sol refletia um pouco mais no cabelo loiro e ralo do menino mais velho. Rex lambia os dedos da menina, acordando-a. Pulos de alegria. O domingo mais feliz de 1962.

            Partiram todos. Sete horas da manhã. Carregados pelos próprios pés, a caminhada de quatorze quilômetros iniciou com a leve presença do sol e a promessa de banho em água fresca. Capão da Onça. Suas águas suaves entre pedras e verdes colinas, abraçam tais quais grandes braços de araucárias. O jovem operário e sua família contavam anedotas, cantavam músicas, criavam duráveis lembranças no campo da memória com emoções únicas. A expectativa, aliada à paisagem rica e ao simples conforto familiar, traria lembranças que perdurariam diante das agruras do futuro e chegariam às gerações posteriores.

            O sol ergueu-se: ausência de sombra. Ensaiava-se a hora de voltar. Duas horas e meia de caminhada. Virando a esquina para chegar em sua casa, o jovem operário apalpa seu bolso. Onde estariam seus óculos? Ninguém sabia. Por que levou seus óculos para uma cachoeira? Ninguém sabia. E ali foi o jovem operário. Caminhou mais quatorze quilômetros até encontrar seu fiel tradutor de imagens: em cima da pedra em que sentou a manhã toda. Mais quatorze quilômetros. O cão branco estava praticamente transparente.

            O jovem, esquecido por genética, chegou pontualmente para a janta especial de domingo: pierogi. Todos “bronzeados” – leia-se vermelhos – riam até doer a barriga agora repleta de uma exímia culinária. Assim foi, o domingo mais feliz e esquecido de 1962, pode procurar nos livros de História.

Texto escrito no âmbito do projeto Crônicas dos CamposGerais da Academia de Letras dos Campos Gerais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE